Levi Oliveira sugere criação de áreas de apoio e descanso para motoentregadores na capital

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 04/11/2025 13h05, última modificação 04/11/2025 15h23
Levi Oliveira sugere criação de áreas de apoio e descanso para motoentregadores na capital

Foto: Luanna Pinheiro

A adesão às motocicletas tem crescido cada vez mais, visto que se trata de um veículo ágil para o deslocamento urbano e que pode ser utilizado também como ferramenta de trabalho. A expansão dos serviços de entrega por aplicativo é um dos principais fatores para essa popularização, por se tratar de uma opção acessível e informal de geração de renda. Buscando oferecer uma estrutura adequada para os trabalhadores, o vereador Levi Oliveira (PP) sugeriu à Prefeitura de Aracaju a criação de uma área de apoio destinada aos motoentregadores no município, intitulada Moto Point.  

O parlamentar afirma que, apesar do papel essencial desses profissionais no abastecimento de produtos e alimentos, eles ainda não dispõem de um local adequado para descanso e apoio durante as longas jornadas de trabalho. “Nos últimos anos, observamos um crescimento dos serviços de entrega por aplicativo, impulsionado principalmente pela pandemia. Serviços como iFood e demais plataformas de delivery fazem parte do cotidiano da nossa população, o que levou ao aumento do número de motoboys em Aracaju. Por isso, surge a necessidade de oferecer áreas específicas de suporte a esse público”, defendeu.  

O vereador reforçou que esses espaços poderiam conter equipamentos e recursos como banheiros, micro-ondas, televisão, pontos de recarga, água potável e área de descanso, proporcionando condições básicas de conforto e segurança e assegurando maior dignidade ao trabalho realizado pela categoria. A implantação, segundo ele, deve priorizar locais estratégicos da cidade, próximos a áreas de grande fluxo e centros comerciais, devendo ocorrer de forma gradual e utilizando contêineres personalizados ou estruturas pré-fabricadas que possam ser montadas com facilidade no local.  

“Esses motoristas possuem uma jornada de trabalho semelhante a qualquer outro emprego, mas ficam horas na rua sem interrupção e sem um lugar propício para descanso. A instalação dos Moto Point é, portanto, uma forma de respeitar e valorizar uma categoria que presta serviços essenciais à população aracajuana e contribui diariamente para a nossa economia”, argumentou o vereador.