Lançamento do Opera Sergipe etapa Aracaju tem a participação do vereador Miltinho Dantas

por Walter Lopes, Assessoria de imprensa do Parlamentar — publicado 07/12/2023 14h33, última modificação 07/12/2023 14h33
Lançamento do Opera Sergipe etapa Aracaju tem a participação do vereador Miltinho Dantas

Foto: Arthur Soares

O vereador Miltinho Dantas (PDT) participou na manhã desta quinta-feira, 7, do lançamento do Programa Opera Sergipe - em Aracaju - no Hospital e Maternidade Santa Isabel, local onde serão realizadas as cirurgias eletivas da etapa da capital. Também estiveram presentes na solenidade o governador Fábio Mitidieri, o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira e demais autoridades.

"Quero parabenizar ao governador Fábio Mitidieri, toda a Bancada Federal do estado de Sergipe e ao prefeito Edvaldo Nogueira, com essa parceria com o Governo do Estado através do programa Opera Sergipe, iniciando hoje a edição de Aracaju. Onde o Governo de Sergipe através da Secretaria de Saúde já operou mais de 5 mil pessoas em todo o estado", frisou o vereador. A estimativa é de atender 2.500 pacientes em Aracaju.

Com investimento de mais de R$ 56 milhões para execução do Opera Sergipe, a primeira fase do programa já realizou mais de cinco mil procedimentos. A finalidade é ampliar a oferta de cirurgias, com a diminuição do tempo de espera dos usuários para a realização de procedimentos eletivos de média complexidade, nos 75 municípios sergipanos, garantindo o acesso regulado, qualificado e seguro ao serviço.

O programa acontecerá em três fases, mas vale ressaltar que a etapa Aracaju ainda contempla a primeira, englobando procedimentos cirúrgicos eletivos de média complexidade: histerectomia total; histerectomia com anexectomia; colecistectomia; postectomia; histerectomia; correção cirúrgica de hidrocele; hernioplastia incisional; hernioplastia umbilical; hemorroidectomia; laqueadura tubária; colpoperioneoplastia anterior e posterior; hernioplastia epigástrica; hernioplastia inguinal bilateral; hernioplastia inguinal/crural (unilateral); hernioplastia recidivante.

Miltinho ainda ressaltou a importância das emendas parlamentares da bancada federal, onde só nesse ano o governo do Estado pôde contar com mais de 30 milhões oriundo das emendas. E que no próximo ano, a expectativa é que esse valor ultrapasse a casa dos 50 milhões de reais para que o governo possa dar uma dinâmica maior no Programa.


Cadastro

Para se cadastrar no programa Opera Sergipe, o paciente deve ir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, levando os documentos pessoais e o diagnóstico médico. O paciente será encaminhado para uma consulta com um cirurgião, que cadastrará, se necessário, o usuário no programa.

Com o cadastro concluído, será possível acompanhar todo o processo pelo site ou aplicativo Opera Sergipe, disponível nos sistema IOS e Android. O período de execução das cirurgias do Opera Sergipe ocorrerá dentro de um período de até 60 dias contados a partir do momento em que o cadastro do procedimento cirúrgico for inserido no sistema de regulação.