Joaquim da Janelinha solicita implantação de feira livre no bairro 17 de Março

por Monique Costa - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 16/07/2025 15h30, última modificação 16/07/2025 15h30
Joaquim da Janelinha solicita implantação de feira livre no bairro 17 de Março

Foto: Luana Vasconcelos

O vereador Joaquim da Janelinha utilizou o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju, nesta terça-feira (15), para apresentar um pedido da comunidade do bairro 17 de Março, solicitando a implantação de uma feira livre na localidade.  

Durante a sessão, o vereador destacou que o bairro, considerado totalmente planejado, já conta com importantes equipamentos de infraestrutura, como UBS, escolas, o CRAS Maria Diná, maternidade e diversas praças reformadas. No entanto, os moradores ainda carecem de uma feira livre para atender às necessidades diárias da comunidade. 

Em conversa com os moradores, Joaquim da Janelinha recebeu o apelo de que, apesar de o bairro ter se desenvolvido e contar com uma boa estrutura, a falta de uma feira é um obstáculo para o acesso fácil a produtos frescos e a geração de mais opções de comércio local. 

“A feira é essencial para o bairro. Ela não só facilita o dia a dia dos moradores, como também impulsiona a economia local, oferecendo uma opção mais acessível e próxima de produtos alimentícios e artesanais”, afirmou o vereador. 

Com base em um abaixo-assinado dos moradores, Joaquim encaminhará um ofício ao presidente da EMSURB, Hugo Esoj, para que o órgão responsável estude a viabilidade de implantar a feira livre no bairro 17 de Março. A medida visa atender a uma demanda crescente por parte da comunidade, que já vê o bairro como um local estruturado, mas que ainda carece dessa importante opção de mercado popular. 

A implantação de feiras livres dentro dos bairros tem se mostrado uma estratégia eficaz não só para atender à população, mas também para fomentar a economia local, com a geração de empregos e a promoção de um comércio mais acessível e sustentável. 
 
Joaquim concluiu seu discurso com o compromisso de seguir com a luta para que a comunidade do 17 de Março possa contar em breve com uma feira livre de qualidade. “Essa é uma luta de todos nós, e vamos seguir trabalhando para garantir mais essa conquista para o bairro”, finalizou o vereador.