Joaquim da Janelinha lamenta suspensão do PSS para contratação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas

por Monique Costa- Assessoria de Imprensa — publicado 26/05/2023 09h45, última modificação 26/05/2023 13h12
Joaquim da Janelinha lamenta suspensão do PSS para contratação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas

Foto: Gilton Andrade

Diante da polêmica em torno da suspensão do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que tinha por objetivo a contratação de psicólogos e assistentes sociais nas escolas, o vereador Joaquim da Janelinha (Solidariedade) afirmou, nessa quinta-feira, dia 25, que é favorável ao concurso público para a categoria, mas entende o caráter de urgência da convocação desses profissionais nas escolas.
"Eu vi com muita tristeza a Justiça interromper esse processo seletivo de 95 profissionais. É algo que favorece não só os alunos, mas todo o corpo docente e toda equipe administrativa das escolas estaduais. Que esse processo seletivo seja retomado para que possamos diminuir cada vez mais o sofrimento e a angústia dos alunos e dos profissionais da educação", disse o parlamentar.
O edital do PSS previa a contratação temporária de psicólogo e assistente social para desenvolver atividades na rede pública Estadual de Ensino da Seduc, sendo 60 vagas para psicólogos e 35 para assistentes sociais, além de cadastro reserva. 
A decisão foi tomada pela Justiça após ação protocolada por um parlamentar estadual que afirmou que o PSS não é a melhor opção para a contratação de profissionais para o serviço público, mas sim realização de concurso.