Joaquim apresenta demandas das comunidades para a secretária Waneska

por Monique Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 08/04/2022 09h31, última modificação 08/04/2022 09h31
Joaquim apresenta demandas das comunidades para a secretária Waneska

Foto: Assessoria do parlamentar

Como um grande admirador dos trabalhos realizados e postura da secretária de saúde municipal Waneska Barbosa e toda sua equipe, o vereador Joaquim da Janelinha (PROS), antes mesmo de apresentar seus questionamentos na manhã da última quinta-feira , 7, em audiência pública na Câmara Municipal de Aracaju, o parlamentar enfatizou.

“Em sessões aqui na Casa, já parabenizei em alguns momentos sobre as visitas, por exemplo, que a secretária e toda sua equipe faz às unidades para conhecer a realidade física, estrutural; e, até mesmo conversa com a comunidade, os escuta. Isso pra mim é de grande importância, já que é de fato o papel de um bom gestor”, disse Joaquim que também relatou seus questionamentos.

“O que eu mais escuto da comunidade é sobre o aumento do efetivo dos agentes de saúde no bairro Santa Maria, em especial no Marivan, Jardim Recreio, Paraíso do Sul; que são comunidades que vem crescendo constantemente. Assim como a Unidade Básica de Saúde do São Conrado; se irá retornar para o mesmo local ou se terá um novo local; e o terceiro e último, é sobre o ‘Programa Academia da Saúde’, que tem parceria com o Governo Federal; especialmente voltado para o bairro Farolândia, na Maria Pastora; gostaria de saber como está o andamento da obra e o que será ofertado para a nossa comunidade”, concluiu.

Em resposta aos questionamentos de Joaquim, Waneska pontuou na ordem: Em relação aos agentes de saúde, atualmente, ela frisou que já existem 733 em atividade, portando, os números mostram que não existe a necessidade de contratações, e sim de mapeamento para remanejamentos desses agentes, ou seja, retirar de uma zona para alocar em outra que tenha menos agentes e que de fato esteja necessitando de mais.

Sobre a unidade básica de saúde (UBS) Humberto Mourão, ela afirmou que será construída no terreno próximo à Avenida. O projeto já está na Emurb e depois vai pra licitação. Ela acredita que no início de 2023 a obra será concluída, já que os prazos da licitação levam até 6 meses. “Peço um pouco de paciência para a população daquela região, pois foi preciso tirar de lá a unidade, já que existia um risco de demolição muito grande da parte do fundo. Estivemos lá e fiscalizamos”, enfatizou a secretária.

Para finalIzar, em relação ao pólo da Academia da Cidade, Waneska explicou que já existe a empresa contratada pela Emurb para a realização das obras. São 6 pólos no total, e ela acredita que já iniciaram 3, e, quando estiverem pela metade da construção destes, iniciarão as demais.