Isac preside reunião com diferentes entidades para solucionar questões da Saúde Municipal

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/07/2022 10h56, última modificação 20/07/2022 10h56

Foto: Assessoria do parlamentar

O vereador Isac Silveira (PDT) esteve presente ontem, 20, em reunião aberta junto de Carlos Diego Freitas, representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Breno Messias e a enfermeira Neuzice, representando a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e o Hospital de Coração, Caroline Teixeira, representando a Comissão de Direito Médico e Saúde, a dra. Débora Cristina, presidente Hospital e Maternidade Santa Isabel, Augusto Couto, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju, presidente e Goretti Reis (PSD), Deputada Estadual e presidente da Comissão de Saúde, Higiene, Assistência Social e Defesa do Consumidor, e outras entidades ligadas à saúde.
A reunião aberta com a Comissão de Saúde, Direitos Humanos, Assistência Social e Defesa do Consumidor, presidida por Isac, foi realizada para tratar especificadamente de duas situações mais urgentes: a superlotação nas urgências pediátricas de Aracaju e a possibilidade de ruptura ou alteração do contrato do Santa Isabel com o município de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde.
A Dra. Débora Cristina, presidente do Hospital Santa Isabel, realizou uma explanação sobre a importância histórica do Hospital Santa Isabel e a importância do seu atendimento. De acordo com a Dra, a prefeitura manifestou interesse em reduzir as consultas pediátricas e a urgência pediátrica, reduzindo a contratação de serviços. Além disso, também foi relatada a dificuldade em contratar anestesistas pelo valor preconizado pelo Hospital.
O Hospital da Criança declarou que a superlotação se dá pelo atendimento sazonal de doenças por síndromes gripais. Além disso, reforçou que o Hospital é mais um braço da saúde pública no município.
A Secretaria Municipal da Saúde, representada por Carlos Diego Freitas, alegou que segue pagando corretamente o Hospital Santa Isabel e que não oficializou nenhuma mudança de contrato, mas que sinalizou uma possível alteração por conta da Maternidade 17 de Março. Para a OAB, após visitas aos hospitais e maternidade, a superlotação é constatada.
Para o vereador Isac, “é preciso encontrar uma alternativa, visto que as crianças não têm culpa em adoecer e as gestantes precisam ter assistência hospitalar para ter seus filhos.”
Isac, enquanto presidente da Comissão de Saúde da Câmara, entende que se faz necessário agilizar soluções para que não haja descontinuidade no atendimento das crianças e das mães.