Iran participa da abertura do XVI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação

por GEORGE W. SILVA — publicado 09/11/2017 15h55, última modificação 09/11/2017 15h59

Assessoria do parlamentar

O Vereador e Professor Iran Barbosa, do PT, participou, na noite da quarta-feira (08), da abertura do XVI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação, promovido pelo SINTESE, no Iate Clube de Aracaju. O parlamentar compôs a mesa de abertura do evento na condição de Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de Aracaju e representando o parlamento municipal. O Congresso tem como tema principal “A Resistência da Classe Trabalhadora Frente às Políticas de Desmonte do Estado Brasileiro”.

Após várias apresentações artísticas e musicais, os congressistas e participantes ouviram a saudação da Presidente da SINTESE, Professora Ivonete Cruz, e assistiram à palestra de abertura com o professor doutor Guilherme Santos Mello, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que falou sobre “A conjuntura internacional e brasileira frente às políticas econômicas que promovem cortes dos direitos sociais e trabalhistas”.

Na avaliação de Iran, que participa na condição de delegado do evento, o Congresso, que é a instância máxima de deliberação da organização sindical do magistério público de Sergipe, ocorre num momento difícil para os educadores e demais trabalhadores brasileiros, tornando-se um espaço necessário para a atualização do quadro conjuntural local, nacional e internacional e para apontar os  rumos da luta da categoria para os próximos dois anos.

“Essa é uma tarefa que nós, congressistas, vamos cumprir, atualizando as nossas análises sobre a realidade que vivemos, e depois faremos um balanço das nossas lutas sindicais e aprovaremos um plano de lutas para o próximo biênio. É um momento difícil para todos os trabalhadores, de forma que este Congresso é um momento muito especial para todos nós”, disse o vereador e professor.

“Esperamos que a partir desse encontro, com a presença de quase dois mil delegados, observadores e participantes, discutindo o tema central desse Congresso, saiamos ainda mais organizados e fortalecidos para as nossas lutas. Na condição de delegado, nutro muito essa expectativa porque é em espaços como este que vamos encontrar as alternativas para enfrentar os sucessivos ataques aos direitos dos educadores e da classe trabalhadora”, enfatizou Iran.

Confira a continuidade da programação do XVI Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação:

09/11(quinta-feira) - Manhã - Plenário do Iate

8h – Apresentações Culturais
8:30h – O Desmonte da Educação Brasileira
- As atuais políticas públicas de desmonte das conquistas da educação brasileira
Palestrante: Professor Dr. Daniel Cara, Campanha Nacional pelo Direito à Educação.
- As consequências das políticas de desmonte do estado brasileiro para o financiamento da educação pública
Palestrante: Eduardo Beurmann Ferreira, economista, assessor da CNTE
12 h – Almoço
MESAS TEMÁTICAS - 14h às 16h