Iran Barbosa se reúne com Secretário de Meio Ambiente

por Valesca Montalvão, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 06/02/2018 09h35, última modificação 06/02/2018 21h17
Iran Barbosa se reúne com Secretário de Meio Ambiente

Foto: Assessoria do parlamentar

Na última quinta-feira, 1°, o Vereador Iran Barbosa (PT) promoveu uma reunião com a participação do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Augusto César Viana, e representantes de comunidades aracajuanas para tratar de questões ambientais dos bairros Siqueira Campos, Atalaia e Santos Dumont.

Arborização para a Praça Dom José Thomaz

Segundo Iran, um dos pontos discutidos foi a política de arborização da cidade e do Bairro Siqueira Campos. “Os moradores expuseram ao Secretário o interesse de cooperar com a Administração Municipal nas ações voltadas para a arborização da Praça Dom José Thomaz. Inclusive, apresentaram um projeto que já vem sendo desenvolvido nessa linha, com a colaboração de moradores, jovens, estudantes e da Igreja”, disse.

Na oportunidade, os representantes do populoso bairro pediram orientação técnica e apoio logístico para darem continuidade ao projeto e melhorar a realidade daquela Praça que precisa de várias outras intervenções da Administração Municipal, que vêm sendo pleiteadas pelo Vereador Iran Barbosa desde a gestão passada.

O Secretário comprometeu-se a disponibilizar cachepots para proteger as árvores já plantadas, como também a fazer uma intervenção mais contundente na perspectiva de arborização da Praça, assim que chegar o período chuvoso, que é mais propício para esse tipo de ação.

Fiscalização para descarte de lixo na Atalaia

Ainda segundo o parlamentar, também foi assunto da reunião a solicitação para a fiscalização, por parte da SEMA, do descarte irregular de lixo doméstico e de restos de construção civil em áreas do bairro Atalaia. "O depoimento de Ivan Tchá, morador da região, que veio acompanhado de outros moradores, foi contundente e ilustra bem como ainda é muito comum, em nossa cidade, o descarte irregular de lixo e de restos de construção civil em terrenos públicos que não são murados ou protegidos pelo próprio Poder Público. A reivindicação é que haja fiscalização e desativação desses espaços que contribuem para agredir a imagem da cidade, sobretudo por ser a Atalaia uma área de grande fluxo de sergipanos e de turistas, já que é um cartão de visitas de Aracaju", explicou Iran.

O Secretário César Viana comprometeu-se em prestar maiores informações sobre a instalação de "ecopontos" na Atalaia para a partir disso desenvolver outras ações protetivas do meio ambiente e da saúde pública.

Intervenção Urbana no Santos Dumont

Outra pauta debatida na audiência foi a que trata dos desdobramentos do projeto de intervenção urbana em andamento no Bairro Santos Dumont, fruto de reivindicações da Comunidade Bom Pastor, dos moradores e do Pároco do Bairro, Padre Soares; e que teve a mediação do Vereador Iran Barbosa. "Essa é uma intervenção que, ainda na sua fase de execução, já demonstra a capacidade de articulação bem-sucedida da SEMA, na busca da solução dos problemas da cidade. Parabéns ao povo do Bairro Santos Dumont e ao Secretário do Meio Ambiente por estarem transformando uma lixeira irregular em um espaço de convivência social. Fico muito feliz de ter contribuído com essa iniciativa e aproveito para manifestar meus agradecimentos ao Secretário César Viana e à Administração Municipal por atenderem a essa expectativa da comunidade. Com pouco dinheiro, mas com criatividade e vontade política, ouvindo-se o povo, podemos avançar muito. A questão ambiental é um dos eixos focais de atuação do nosso mandato, por isso temos interesse em contribuir com todos esses debates", finalizou Iran Barbosa.