Hospital do Câncer é inaugurado, e vereador Miltinho Dantas destaca importância histórica para Sergipe
Durante o Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quinta-feira, 11, o vereador Miltinho Dantas ressaltou a relevância da inauguração do Hospital do Câncer de Sergipe Governador Marcelo Déda Chagas (HCS), realizada na quarta-feira, 10, no bairro Capucho, em Aracaju.
“Quero parabenizar o governador pelo grande feito — talvez a sua maior obra, entre tantas já realizadas — que foi a inauguração do Hospital do Câncer Governador Marcelo Déda. Uma obra que vários governadores desejaram entregar, mas não tiveram a oportunidade. É um equipamento que trará benefícios significativos para a nossa população, especialmente para aqueles que dependem desses serviços essenciais”, afirmou o vereador.
Miltinho destacou ainda que não há dúvidas de que o governador Fábio Mitidieri celebra a concretização de um sonho aguardado por tantos sergipanos. O empreendimento recebeu mais de R$ 170 milhões em investimentos e é a primeira unidade do estado inteiramente dedicada ao atendimento oncológico.
Com 230 leitos no total, o HCS possui uma estrutura moderna e ampla. Desse número, 135 são destinados à internação, distribuídos em 10 leitos de UTI adulto, 10 de UTI pediátrica, 13 de isolamento e 102 de enfermaria. As vagas atendem a diversas especialidades, como oncologia clínica (incluindo hematologia e cuidados paliativos), oncologia cirúrgica e oncologia pediátrica.
O hospital também contará com 20 leitos no setor de pronto-socorro, entre estabilização e observação para adultos e crianças, além de 75 leitos para quimioterapia — sendo 60 adultos, 14 pediátricos e um de isolamento. Com essa estrutura, o HCS se consolida como referência no estado, garantindo atendimento humanizado, ágil e adequado às necessidades dos pacientes oncológicos.