Grande Expediente debate retirada de pessoas em situação de rua, Bloco Saudoso Tuca e finanças do município
O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) iniciou seu discurso, no grande expediente, destacando a realização do bloco de carnaval “Saudoso Tuca”, no bairro Siqueira Campos, no último final de semana. “Não é apenas uma festa; ela envolve várias pessoas, a comunidade e promove inclusão social. Pessoas com deficiência puderam acompanhar nosso bloco, pois proporcionamos acessibilidade. Arrecadamos mais de sete toneladas de alimentos e não cobramos nenhuma taxa dos vendedores ambulantes”, afirmou.
Em seguida, o vereador Camilo Daniel (PT) fez uso da tribuna e tratou da situação das pessoas em situação de rua na capital. “Nesta última semana, mais precisamente na sexta-feira, cenas lamentáveis aconteceram no centro de Aracaju. O que tem ocorrido é uma estratégia de limpeza social do centro da cidade. É como se pessoas pobres, trabalhadores ambulantes e em situação de rua não pudessem viver e conviver no centro”, declarou. O parlamentar exibiu um vídeo no telão do plenário mostrando pessoas em situação de rua que relataram terem sido retiradas da Praça Fausto Cardoso por guardas municipais.
O vereador Élber Batalha (PSB) criticou a gestão da prefeita Emília Corrêa. Segundo o parlamentar, ainda no primeiro ano à frente do Executivo municipal, a prefeita conseguiu rebaixar a nota do município de Aracaju perante os órgãos de gestão financeira. Para ele, os alertas feitos pelos vereadores que poderiam contribuir com a administração não têm sido considerados.
“Nós alertávamos que a Emília de outrora, que denunciava que um contrato da gestão passada para contratação de pessoal, no valor de R$ 24 milhões, era caso de abertura de uma CPI, na gestão dela, pelo mesmo serviço, elevou o contrato para R$ 69 milhões. Mais que triplicou o valor inicialmente previsto”, criticou.
O vereador Fábio Meireles foi o último orador do grande expediente e rebateu uma nota da prefeita de Aracaju a respeito das cobranças realizadas pelo parlamentar sobre a viagem do servidor Jorge Eduardo, para Taiwan. Fábio realizou 02 requerimentos, solicitando documentos comprobatórios da viagem e alegou que a prefeitura ainda não havia enviado a resposta.
Porém, em nota, a prefeitura diz que os documentos comprobatórios foram entregues oficialmente à Câmara, o que foi rebatido pelo parlamentar. Fábio destacou que “semana passada, eu questionei se os requerimentos tinham sido respondidos e fui informado pelo legislativo da Câmara de que não havia resposta oficial ". O parlamentar explicou que recebeu a informação de um problema técnico no sistema da prefeitura, o que fez com que as respostas não chegassem à Câmara.