Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade e Doenças Raras promove primeira reunião

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 01/10/2021 14h56, última modificação 01/10/2021 14h56

Foto: Assessoria de Imprensa

O encontro dos vereadores que compõem a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Acessibilidade e Doenças Raras, da Câmara Municipal de Aracaju, ocorreu nessa quinta-feira, 30, no gabinete do vereador Sargento Byron (Republicanos), que é presidente da Frente. A reunião, que contou com a participação da vereadora Sheyla Galba (Cidadania), além dos vereadores Breno Garibalde (Democratas) e Cícero do Santa Maria (Podemos), teve como objetivo discutir as primeiras ações que serão o ponto de partida da associação suprapartidária.

“Aracaju precisa ser acessível, inclusiva e enxergar as pessoas com deficiência”. Segundo o vereador Byron, esse será o foco inicial das ações da Frente Parlamentar. “Vamos organizar um planejamento com o objetivo de discutir com os movimentos, os órgãos representativos e a população para inserirmos as suas lutas nas nossas pautas. Vamos levar essa temática para o debate e pensarmos em alternativas, sejam elas através do poder público ou iniciativa privada, para que possamos solucionar problemas históricos da nossa cidade. Tenho certeza de que será uma Frente muito atuante, principalmente porque sei da capacidade e compromisso de cada integrante deste importante instrumento”, assegurou o presidente.

O vereador Cícero avaliou o primeiro encontro como uma oportunidade de reafirmação do compromisso de todos os integrantes com a causa. “Tive a honra de ser convidado para ser vice-presidente da Frente Parlamentar. Sei que não vamos medir esforços para desenvolver um trabalho brilhante. Deu para perceber a preocupação, o cuidado que o vereador Byron tem com a causa. Vamos juntos trabalhar pelo bem dessa comunidade. E parabéns a todos os vereadores e a vereadora que fazem parte desta relevante Frente”, destacou o vereador Cícero do Santa Maria.

O vereador Breno Garibalde está com muitas expectativas em relação à atuação da Frente. “Fico muito feliz com essa iniciativa que vai focar no desenvolvimento de ações em prol das pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e doenças raras. Parabenizo mais uma vez o colega Byron, que preside à Frente, e espero, enquanto técnico, poder contribuir da melhor forma possível na construção de uma cidade para todas as pessoas”, disse.

Sheyla Galba, que foi convidada para participar da Frente devido à sua importante luta na área da saúde, reconheceu a relevância da Frente para garantia dos direitos dos cidadãos aracajuanos com deficiência e doenças raras. "Estou muito feliz em poder fazer parte da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras. Acredito que a Câmara de Vereadores tem papel fundamental para garantir os direitos da pessoa com deficiência, bem como de elaborar projetos que possam garantir uma melhor qualidade de vida para os aracajuanos. Fiquei muito feliz de participar da primeira reunião da frente e acredito que teremos muitas ações para desenvolver", frisou a parlamentar.

O vereador Fábio Meireles (PSC), que também é integrante da Frente, justificou a ausência.