Falta de médicos nas unidades básicas de saúde da capital, geração de empregos e SAF do Confiança são destaques do Pequeno Expediente
O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) inaugurou os discursos na tribuna destacando o crescimento da geração de empregos no estado e parabenizando o governador Fábio Mitidieri. “Hoje Sergipe alcança uma marca histórica. Pela primeira vez, o número de carteiras assinadas é maior do que o de inscritos no Bolsa Família. É o governo do emprego, é o governo do concurso”, afirmou.
O parlamentar também falou sobre o início do projeto ‘Sanfoneiras de Sergipe’, realizado no Gonzagão pela Secretaria da Mulher e da Assistência Social do Governo do Estado. “São três turmas de 20 alunas. É um projeto que vai durar três meses. É cultura, protagonismo feminino e talento. Esse é um grande projeto”, destacou. Joaquim aproveitou ainda para desejar sucesso ao novo presidente do Clube Esportivo Sergipe, Moisés Santana.
Em seguida, o vereador Milton Dantas (PSD) também parabenizou a nova presidência do Sergipe. “A gente torce profundamente para que a paz e a harmonia cheguem ao Sergipe, dentro da direção e do conselho. Que se unam verdadeiramente em prol do crescimento e do desenvolvimento, não só do futebol, mas de todos os esportes amadores que a equipe representa no estado”, disse. Milton Dantas aproveitou para parabenizar o governador Fábio Mitidieri e a secretária de Esportes, Mariana Dantas, pela realização da Copa Serigy.
A vereadora Sônia Meire (PSOL) afirmou que recebeu várias denúncias relacionadas à área da saúde de Aracaju. Segundo a parlamentar, além das grandes filas, a população tem sofrido com a falta de profissionais de saúde.
“É lamentável o que estamos passando no município de Aracaju. Além das filas, que as pessoas começam a enfrentar às 4h da manhã nas unidades básicas -as quais eu venho constantemente denunciando aqui -, hoje médicos não foram trabalhar. Na semana passada, eu disse aqui que havia pessoas trabalhando sem contrato e sem ordem de serviço. Acabou o contrato e elas continuaram por orientação da secretaria e da empresa que assumiu”, afirmou.
“Uma empresa que não tem representante local para dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras. Tudo é feito online, por telefone e por e-mail. Hoje chegou ao ponto de a gestora da UBS Carlos Fernandes de Melo, no bairro Lamarão, anunciar que não tinha médico para atender — isso depois que as pessoas enfrentaram fila desde as 4h30 da manhã. Ela anunciou isso chorando, sentindo o problema que essas pessoas estão enfrentando. Isso é uma irresponsabilidade”, destacou.
O vereador Vinicius Porto (PDT) comemorou a aprovação do modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF) na Associação Desportiva Confiança, ocorrida no último sábado, 1º. “Quero dizer a todos da minha felicidade de ser vice-presidente do Confiança. O clube vai viver uma nova era, um novo momento do futebol sergipano, nordestino e brasileiro. No último sábado, tivemos a presença de vários sócios-torcedores, e foi uma emoção muito grande”, afirmou.
Vinicius creditou a conquista à atuação do vereador Milton Dantas, que também é presidente da Federação Sergipana de Futebol. “Essa vitória do Confiança eu dedico a você, que foi ex-presidente do clube e sabe das dificuldades que enfrentamos”, disse.
O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) parabenizou o time Desportiva Aracaju, que conquistou o título da Série A2 e garantiu acesso à Primeira Divisão do Campeonato Sergipano de Futebol, que começa em janeiro de 2026. “Aracaju terá mais um clube na série de ponta. Quero parabenizar Danilo, representante do clube, que fez um trabalho belíssimo, e dizer que ainda este ano vamos colocar recursos para expandir ainda mais o futebol da nossa cidade”, declarou.
Ele também comentou sobre a SAF do Confiança. “É o único clube para o qual torço, e acredito que a SAF trará visibilidade, permitirá a regularização das certidões, o recebimento de investimentos e fará o clube alcançar outro patamar”, completou.