Fábio Meireles (PDT) critica PEC da Blindagem: “a indignação da população brasileira é gigantesca”

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 24/09/2025 14h01, última modificação 24/09/2025 14h01
Fábio Meireles (PDT) critica PEC da Blindagem: “a indignação da população brasileira é gigantesca”

Foto: Luanna Pinheiro

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado vota nesta quarta-feira (24) a PEC da Blindagem, que dá ao Congresso o poder de autorizar ou barrar a abertura de processos contra parlamentares. O relator é o senador Alessandro Vieira (MDB-SE).  

Na Câmara de Aracaju, o vereador Fábio Meireles (PDT) se posicionou contra a PEC da Blindagem e afirmou que a indignação da população é gigantesca. “A não aceitação a essa imoralidade é uma tentativa de silenciar, de verdadeiramente se blindar e de dizer: ‘eu sou intocável, eu sou um ser diferenciado’”, criticou.  

Segundo o parlamentar, o mandato exige responsabilidade e proximidade com os cidadãos. “Nós somos representantes da população e temos que estar próximos dela, tendo as delícias dos abraços, mas também as dores das críticas e a consequência dos atos que podemos ou não cometer”, ressaltou.  

A proposta amplia o foro privilegiado, restringe processos criminais contra parlamentares e acrescenta voto secreto às decisões. A emenda propõe que os parlamentares não podem ser processados criminalmente sem a autorização da Câmara ou do Senado.