Fábio Meireles (PDT) critica insegurança de ônibus que colidiu numa árvore e cobra cumprimento do Decreto Municipal nº 8042/2025
Na 85ª Sessão Ordinária dessa quinta-feira, 09 de outubro, o vereador Fábio Meireles (PDT) usou a Tribuna para denunciar, por meio de um vídeo, um acidente envolvendo um ônibus que perdeu o freio na Avenida Beira Mar e acabou colidindo com uma árvore, mostrando o perigo que o povo passa.
“O motorista com habilidade levou o ônibus a se chocar com a árvore no canteiro para que parasse para não causar um acidente maior”, alertou.
Em outro vídeo, o vereador mostrou dois ônibus quebrados, numa praça do bairro Santos Dumont e outro no bairro Soledade. A vereadora Sônia Meire (PSOL), em aparte, disse que esta semana houve dois ônibus quebrados na Avenida Mário Jorge, em Aracaju.
O parlamentar criticou a circulação de veículos antigos. “Há ônibus da empresa Modelo rodando com mais de 12 anos de uso, em desacordo com o decreto nº 8.042/2025 da prefeita Emília Corrêa”, alertou Fábio.
Este ano, a Prefeitura de Aracaju publicou no Diário Oficial o Decreto nº 8.042/2025, que estabelece novas regras para a operação das empresas de transporte coletivo na cidade. A principal mudança determina que apenas veículos com vida útil máxima de 12 anos para ônibus a combustão e 15 anos para elétricos possam operar no sistema.
Além disso, o decreto também exige que os ônibus devem ser mantidos em perfeito estado de funcionamento, conservação e asseio e a SMTT fará vistorias periódicas nos veículos do transporte coletivo de Aracaju.
Fábio disse que o povo espera os ônibus elétricos que a prefeita Emília prometeu, o Parlamento votou a favor do empréstimo e a Secretaria do Tesouro Nacional empenhou.
“A então vereadora Emília Corrêa não concordava com ônibus antigos nas ruas e combatia sem dó e piedade, não queria saber se havia peça quebrada, o discurso dela era implacável”, lembra o parlamentar.
Em aparte, a vereadora Sônia Meire disse que as pessoas falam que a esquerda gosta de lacração, “mas quem gosta de lacração gosta de maquiar a realidade, essa semana foram dois ônibus quebrados na Avenida Mário Jorge”, registrou.
SMTT
O parlamentar também direcionou críticas ao superintendente da SMTT, Nelson Felipe, alegando irregularidades administrativas. Segundo ele, houve exoneração de servidores e instalação de sindicância sobre a aplicação dos recursos de multas, além do pagamento ao senhor Hector, que hoje é diretor do Consórcio Metropolitano, indicado pela prefeita Emília Corrêa, e que não era funcionário da pasta.
“Se Nelson demitiu os servidores para isentar sua responsabilidade, defenderemos a abertura de uma CPI para ouvir os exonerados. Quem autoriza a ordem de serviço é o superintendente, não os servidores”, argumentou.
O vereador disse que não vai considerar misoginia por parte daqueles que não respeitam o Decreto da primeira mulher prefeita de Aracaju. “Se a lei que serviu para a Progresso, não serve para a Modelo?”, questionou.
FESTA PARA CRIANÇAS
O vereador aproveitou o discurso para convidar os colegas e a população aracajuana para prestigiarem evento do seu mandato, “Festa das Crianças”, estimado para um público de 500 pessoas, que acontecerá no sábado, dia 11 de outubro, no Loteamento Senhor do Bomfim, no bairro Soledade, com entrega de brinquedos e sorteios de bicicletas. “Vamos participar deste momento e desfrutar do sorriso das crianças”, salientou.