Fábio denuncia suposto envolvimento de servidores da Saúde na interdição de UPA

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 13/09/2017 10h25, última modificação 13/09/2017 13h52
Fábio denuncia suposto envolvimento de servidores da Saúde na interdição de UPA

César de Oliveira

O vereador Fábio Meireles (PPS) denunciou o suposto envolvimento de pessoas ligadas à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na interdição ética promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SE) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Fernando Franco, em Aracaju. “Eu avisei que a interdição era política, só não sabia que tinha o envolvimento do pessoal da Secretaria”, disse durante o seu pronunciamento na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) na sessão desta quarta-feira, 13.

Da Tribuna, o vereador apresentou duas imagens que, de acordo com ele, mostram duas pessoas da Secretaria após reuniões com a presidente do Coren/SE, Maria Cláudia Tavares, uma delas comemorando a desinterdição do hospital municipal. “A senhora que aparece na foto é Ana Márcia, ligada à Secretaria. As fotos foram tiradas um dia antes da interdição e após a reabertura da UPA, o que dá uma conotação de que houve uma parceria de integrantes da pasta com o Coren”, afirmou Fábio Meireles, lamentando a desassistência da população que ficou 48 horas sem os serviços daquela unidade.

Saneamento

Ainda em seu pronunciamento, Meireles falou sobre a importância do Plano Municipal de Saneamento Básico, cujo prazo para adequação à norma é até 31 de dezembro. Fábio destacou que “sem o plano, as cidades ficam impedidas de acessar recursos da União para área a partir do próximo ano”.

Segundo o vereador, o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb), Sergio Ferrari, informou que o Projeto de Lei que atende às diretrizes da Política Nacional de Saneamento Básico deve ser encaminhado ao Legislativo Municipal para apreciação na próxima semana. “É através deste Plano que vamos traçar as soluções para problemas que têm afetado a qualidade de vida da nossa população, como os constantes alagamentos na zona Norte”, frisou.

Justiça

Da Tribuna da Câmara, o vereador Fábio Meireles, também, fez um reconhecimento ao senador Antônio Carlos Valadares que, no ano passado, atuou para viabilizar a destinação de uma emenda impositiva de bancada da ordem de R$ 124 milhões ao município, reduzida este ano para R$ 63 milhões em função do contingenciamento de verbas feito pelo Governo Federal. “Não podemos esquecer como esta emenda foi originada. É preciso fazer justiça e manifestar nossa gratidão ao senador Valadares que trabalhou pela liberação da verba, independentemente da vitória do seu filho, o deputado Valadares Filho, na eleição”, disse.

Os recursos, segundo Fábio, serão utilizados em obras estruturantes nos bairros mais carentes da capital, dentre eles, os da zona Norte, cujas demandas são recorrentemente expostas por ele no Parlamento. “Aracaju precisa desse investimento e fico feliz ao ver que o prefeito Edvaldo Nogueira já está fazendo o planejamento das obras que serão executadas, contemplando loteamentos como Jardim Bahia, Santa Catarina, Isabel Martins e Porto do Gringo”, completou Meireles.