Evento em homenagem ao ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo é realizado na Escola do Legislativo

por Eduardo Costa e Leilane Coelho — publicado 03/04/2019 12h52, última modificação 03/04/2019 12h52
Evento em homenagem ao ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo é realizado na Escola do Legislativo

Foto: Heribaldo Martins

No dia 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. E para lembrar deste tema tão importante, a Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), promoveu em sua sede o evento “Autismo: Informar para Conscientizar”.

A sede da Escola, localizada na Avenida Murilo Dantas, nº 881, Galeria Farol Center, Bairro Farolândia, recebeu a comunidade para tratar do autismo e suas implicações. Pais e familiares de pessoas com autismo e outros membros da sociedade em geral estiveram presentes para aprender mais e criar consciência sobre esta condição especial que atinge muitas pessoas.

O diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa, ressaltou que a principal meta deste evento é informar a sociedade e conscientizar as pessoas, a fim de extinguir o preconceito e os estereótipos que existem em torno do autismo. “Não se trata de uma doença, mas de uma condição especial de formação dos seres humanos. Sobretudo, este dia é caracterizado pela informação à sociedade a respeito do assunto, e para que o preconceito que principalmente as crianças recebem em relação a isso, seja extinto. A Escola promove este evento para conscientizar a população aracajuana, e está também dentro do nosso ciclo de palestras do ano. Trouxemos pessoas especializadas para falar sobre o assunto, trazendo informações em especial a estas famílias que possuem alguém com autismo em seu âmbito. Mães, pais e a sociedade em geral estão aqui cumprindo sua função social de conscientização e ampliação da educação em Aracaju”, afirmou. 

Algumas profissionais de diversas áreas estiveram presentes para palestrar e informar as pessoas sobre várias nuances do tema: a fonoaudióloga infantil, especialista em Autismo e terapeuta, Ana Carla; a pedagoga, psicopedagoga e especialista em educação especial e inclusiva, Catarina de Menezes; a fonoaudióloga infantil e terapeuta, Denielle Novais; e a pedagoga, graduada em saúde mental e neuropsicopedagoga, Flávia Damacena.

A fonoaudióloga Ana Carla Santos explicou as diferenças entre os níveis de autismo e traz o conceito mais detalhado deste transtorno: “O autismo é um transtorno que compromete a comunicação e a linguagem social, e também pode apresentar comportamentos repetitivos. Ele pode ser classificado em níveis 1, 2 e 3. No nível 1 são aquelas crianças pouco comprometidas nas habilidades de sociabilização, comportamento e comunicação. No nível 3 há mais comprometimento dessas habilidades, e além disso, existem também outros sinais de sintomas que podem ser observados desde os primeiros meses da infância”. 

Já a psicopedagoga Catarina de Menezes, especialista em educação especial e inclusiva, ressaltou a importância de que as crianças autistas sejam incluídas como qualquer outra e possuam acompanhamento especializado para ajudar neste sentido. “Como uma das características do autismo é a socialização, é muito importante que estas crianças estejam inseridas em classes regulares. E frisando que, por lei, não apenas as crianças autistas, mas todas aquelas que possuem algum tipo de dificuldade, tem direito a um acompanhante especializado para conseguirem fazer essa socialização com sucesso e se desenvolverem cada vez mais no ambiente escolar”, complementou.