Esporte e inclusão: sargento Byron concede Título de Cidadã Aracajuana a Lívia Fernandes Pires
De autoria do vereador Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), a profissional de Educação Física , Lívia Fernandes Pires é a mais nova cidadã aracajuana. A honraria foi concedida na tarde da quinta-feira, 5, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), com a presença de familiares, amigos, alunos, autoridades e nomes que representam o esporte na capital.
Para o vereador Sargento Byron, iniciar 2026, com a entrega da maior condecoração da Casa Legislativa, é uma realização também pessoal. “Quando trouxe o nome de Lívia para esta Casa, meu maior objetivo era enaltecer a sua influência para a nossa sociedade, mas seria impossível eu não me referir à pessoa e à amiga que Lívia se tornou. Sou grato ao amigo Roque, por insistir para que eu conhecesse o poder da corrida de rua, pois foi com as orientações de Lívia e com o acolhimento do grupo dela que eu vivi as ruas da nossa cidade de maneira ainda mais apaixonante. Lívia tem paixão pelo que faz, mas ela tem ainda mais amor pelo cuidar, amor pelo outro. Ela faz parte de um novo cenário da nossa cidade. Aracaju, hoje, é referência em corrida de rua, e o ‘Lívia Team’ é impulsionador disso”, ressaltou Byron.
O parlamentar ainda complementou em discurso: “para a mais nova cidadã Aracajuana, reitero que esta homenagem é o reconhecimento da força da atividade física e do apoio coletivo. Ver você se debruçar em estudos e buscar a inclusão social através do esporte também é um marco que entrelaça as nossas histórias. A pessoa com deficiência também é protagonista em seu clube. Isso é incrível! Continue inspirando pessoas e mantendo sonhos vivos, Lívia Pires!”.
Nascida em Juíz de Fora/MG, Livia reside em Aracaju há 18 anos e há dez anos faz história com o seu clube de corrida. “Não posso negar que vir para Aracaju não foi uma escolha minha. Eu segui meus pais. Foi difícil me adaptar. Foi difícil me sentir pertencente. Mas a minha profissão abriu portas e me permitiu conquistar tantas coisas e tantas pessoas. Agradeço a Deus, à minha família e a cada um que confiou em meu trabalho e em minhas ideias enquanto empreendedora também. Receber este título é uma honra, é um abraço dessa cidade, que me fez crescer como pessoa, como mãe, como profissional e como mulher”, afirmou.
“Aqui, em Aracaju, eu encontrei o meu propósito, que é cuidar, ensinar e transformar vidas através do movimento. Nessas ruas, eu encontrei uma nova paixão, a corrida de rua. Paixão que me fez criar o ‘Livia Team’. Obrigada, vereador Byron! Obrigada por ser mais um aluno que se tornou amigo. Obrigada por esta homenagem que eu jamais imaginei que seria possível, mas, confesso, meu coração sentia vontade. Obrigada a todos que caminham comigo e me fazem ir além. Nunca foi fácil, mas sempre foi muito possível! Tenham certeza de que cada cidadão pode contar com o meu trabalho, a minha ética, com o meu amor e com a minha alegria”, declarou a homenageada.
Sobre Lívia Fernandes Pires
Livia Fernandes Pires é graduada em Educação Física Licenciatura pela FMG e em Educação Física Bacharelado pela UNIT. Pós- Graduada em Biomecânica e Fisiologia do Exercício, professora de Atividades Aquáticas, Treinamento Funcional e Corrida de Rua. Empreendedora e fundadora do “Lívia Team Run Club”, há 10 anos , com mais de 400 alunos em grupo.
Hoje, o “Lívia Team” é um dos maiores clubes de corrida de Sergipe e o maior liderado por uma mulher no estado. Seu compromisso com a excelência e a inovação também chamou a atenção em nível nacional. A parceria com a TF Sports marcou o início de um reconhecimento além das fronteiras do estado, levando o nome de Aracaju e Sergipe para o cenário nacional da corrida.
Ao longo dos anos, envolveu-se em diversos trabalhos voluntários, ajudando idosos, crianças em orfanatos e creches com o grupo chamado Caravana do Bem. Durante a pandemia, sua solidariedade se fez ainda mais presente, organizando a distribuição de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade, levando não apenas alimento, mas também esperança. Nos últimos anos, Lívia passou a se envolver em uma causa: o acolhimento de pessoas no espectro autista.