Escola em homenagem à ex-vereadora Ângela Maria de Melo é inaugurada no conjunto Mangabeiras
Na sexta-feira (23/01), a Prefeitura de Aracaju inaugurou a Escola Municipal de Ensino Infantil Ângela Maria de Melo, localizada no conjunto Mangabeiras, no bairro 17 de Março. A unidade leva o nome da professora e ex-vereadora, falecida em outubro de 2023, como forma de reconhecimento à sua trajetória de luta em defesa da educação pública.
O vereador e 1º secretário da Câmara Municipal de Aracaju, Sargento Byron – Estrelas do Mar, participou da solenidade e destacou a importância do equipamento para a comunidade. “Ficamos felizes em participar dessa inauguração, pois é uma escola em tempo integral e voltada à educação infantil. Essa também é uma homenagem a uma professora da rede municipal, que foi uma parlamentar lutadora pela educação pública e de qualidade”, afirmou.
A prefeita de Aracaju, Emília Corrêa, ressaltou que a entrega da escola está alinhada às prioridades da gestão. “Em nosso plano de governo, temos como foco a entrega de creches, o que é essencial para as mães. Para mim, é uma realização como prefeita, mas também como mãe e avó”, disse.
A secretária municipal da Educação, Edna Amorim, destacou o simbolismo da homenagem. “Além de entregar uma escola para a comunidade das Mangabeiras, no bairro 17 de Março, ela ainda leva o nome de uma professora que trabalhou e lutou pela educação do nosso município. Essa é uma homenagem muito merecida”, pontuou.
Familiares da professora e ex-vereadora Ângela Melo estiveram presentes na inauguração da escola, reforçando o caráter afetivo e histórico do momento. A nora da homenageada, Maria Marques, relembrou a trajetória da educadora.
“Ângela viveu a vida dedicada à educação. Ela acreditava que só a educação transforma e era uma defensora da sua categoria, atuando como presidente da CUT e do Sintese. Nós vínhamos para as Mangabeiras e acredito que, nesse local, ela está muito presente. O que ela fez não se apagou, ela sempre estará viva”, declarou Maria.
Sobre a creche
A nova unidade de ensino infantil tem capacidade para atender mais de 200 crianças, com idades entre seis meses e cinco anos, em regime de tempo integral. A estrutura conta com 12 salas de aula, sala de recursos para a Educação Especial e sala de leitura, todas climatizadas. O espaço dispõe ainda de lactário, quatro solários, dois parquinhos, banheiros adaptados, espaço de vivência, lavanderia, cozinha, refeitório, além de salas administrativas e de apoio.
Para garantir a segurança, foram instaladas 64 câmeras de videomonitoramento nas áreas internas e externas da escola. A inauguração da Escola Municipal de Ensino Infantil Ângela Maria de Melo integra as diretrizes do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI 2025–2035), discutido na Câmara Municipal de Aracaju, coordenado pela Secretaria Municipal da Educação (Semed) e recentemente sancionado pela prefeita Emília Corrêa.
Trajetória de Ângela
Nascida em 1º de julho de 1956, Ângela Maria de Melo, conhecida como Professora Ângela, era natural de Canhoba, mas, em razão de alterações territoriais, identificava-se como natural do município de Nossa Senhora de Lourdes. Professora aposentada de História e pós-graduada em Arte e Educação, exercia seu primeiro mandato como vereadora na Câmara Municipal de Aracaju. Integrava a Comissão de Educação, Cultura e Esportes e a Comissão de Ética.
Para a parlamentar, o mandato estava diretamente ligado à luta de classes, com atenção especial às pautas de gênero, educação pública, moradia e garantia de renda para as populações mais vulnerabilizadas.