Escola do Legislativo da CMA inicia curso de Noções Gerais de Direito Administrativo

por Eduardo Andrade e Leilane Coelho — publicado 18/03/2019 16h55, última modificação 18/03/2019 16h55

Foto: Heribaldo Martins

A Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima, da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), abriu nesta segunda-feira, 18, o curso sobre Noções Gerais de Direito Administrativo. As atividades se iniciaram nesta segunda e vão até a sexta-feira, 22, sempre das 14h às 18h, no no prédio da unidade (Avenida Murilo Dantas, 881, Galeria Farol Center, Bairro Farolândia).

O curso é o primeiro oferecido pela Escola do Legislativo em 2019, e é oferecido em especial aos servidores da Casa. O diretor da Escola, Vander Costa, destacou a importância da atualização por parte dos servidores e de aprender sobre o Direito Administrativo, lembrando que esta é uma disciplina bastante abordada também em concursos.

“É uma alegria muito grande para nós da Escola iniciar este ano acadêmico com o curso de Direito Administrativo. Isso nada mais é do que falar com aquilo que vivenciam os servidores da CMA todos os dias. Efetivamente, estamos trazendo para eles uma atualização de tudo que tem a ver com o prospecto do Direito Administrativo, para que eles apliquem na prática o que vão aprender aqui no curso. Ademais, para aqueles que pretendem fazer novos concursos, o Direito Administrativo é uma das disciplinas mais cobradas em todos os processos seletivos. Então trazemos o curso também com noções do que está sendo cobrado em concursos, para que os nossos alunos que não são servidores e também se inscreveram tenham essa ampla atuação sobre o assunto”, disse Vander.

O curso está sendo ministrado pelo professor e advogado Vinícius Rodrigues Cavalcante. Ele pontua que as atividades não são úteis para os servidores, mas também para os próprios vereadores e outros agentes públicos visando melhorar suas atividades.

O curso é de extrema valia e muito importante, porque capacitar os servidores da CMA faz com que o serviço por eles prestados seja mais eficiente. E hoje é isso que se demanda dentro da administração pública gerencial. Isso é útil para toda espécie de agente público. Todo aquele que trabalha no exercício da função pública deve ter noções gerais de Direito Administrativo. Ainda que seja uma disciplina cobrada em concursos, é super útil para aqueles que estão no dia a dia da administração e precisam desempenhas essas atividades”, declarou.

Os servidores da Câmara são o público-alvo principal deste curso. É o caso de Ângela Maria Melo, chefe de gabinete do vereador Bigode do Santa Maria (MDB) e servidora da casa. Ela lembra que o curso gratuito é uma grande oportunidade aos servidores e agradeceu ao presidente da CMA, o vereador Nitinho Vitale (PSD), pela iniciativa.

“Quero agradecer ao presidente Nitinho por essa brilhante ideia. Hoje você tem que estar sempre atualizado para tudo. Com fé em Deus virá o concurso da Câmara e creio que o que iremos aprender aqui vai nos ajudar. Estou muito feliz, já participei de vários cursos aqui e tenho que agradecer a todos por fazer parte de toda essa equipe. Todos estão de parabéns por esta grande ideia. As pessoas têm que aproveitar esta oportunidade, é um curso gratuito para as pessoas da Câmara e estudantes de várias áreas”, disse Ângela.

A participação do curso, porém, não é destinada apenas aos servidores da Casa. Qualquer pessoa pode se inscrever e participar dentro das 40 vagas iniciais. É o caso do tenente-coronel da Polícia Militar, Hilário Santana, que está participando das atividades: “É muito proveitoso, cada cidadão deve aproveitar. Temos sempre que voltar às cadeiras da faculdade e participar de cursos para que possamos ter novos conhecimentos. Nada melhor do que estar ali assistindo a essa aula, acompanhando e se atualizando, porque também somos administradores públicos e temos que nos preocupar com isso”.

Os interessados ainda podem se inscrever na sede da Escola, pelo telefone (79) 98879-9251, pelo e-mail escoladolegislativo@aracaju.se.leg.br ou pelo Instagram @escoladolegislativocma.