Enfermeira Maria Conceição Mendonça é homenageada

por Viviane Cavalcante — publicado 24/05/2017 23h50, última modificação 24/11/2017 15h35
Enfermeira Maria Conceição Mendonça é homenageada

César de Oliveira

A partir de iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho (PSD), a enfermeira Maria Conceição Mendonça tornou-se nesta quarta-feira, 24, a mais nova cidadã aracajuana. Natural de Itabaiana, Sergipe, a enfermeira que já foi secretária estadual de Saúde por 10 meses, formou-se pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), e tem especialização em Gestão da Clínica nos Hospitais do SUS e em Urgência e Emergência.

No discurso de homenagem, Nitinho lembrou que Conceição Mendonça atuou na implantação, reorganização e adequação do serviço de atendimento móvel de Urgência (Samu 192 Aracaju), que serviu como rojeto piloto para o Ministério da Saúde, antes mesmo da Portaria Ministerial 2048/2002. Além disso, Conceição contribuiu na implantação dos Hospitais da Zona Norte e Sul de Aracaju e também, da Urgência Psiquiátrica do Hospital São José. “Eu sempre tive muito cuidado em conceder Título de Cidadão Aracajuano aqui nesta Casa. E com muita felicidade tenho a honra de conceder a Conceição Mendonça pelo amor e cuidado ao próximo que ela tem”, ressaltou. O vereador completou que a enfermeira é uma profissional batalhadora e que é merecedora de todas as homenagens.

Cercada de amigos, familiares e colegas de trabalho, Conceição Mendonça fez um discurso de agradecimento. Em nome de Nitinho, a homenageada agradeceu toda a CMA pelo reconhecimento do seu trabalho. “Hoje quero proclamar meu amor por essa cidade, que sempre me acolheu e pude realizar os meus sonhos”, afirmou. Conceição dedicou a honraria a sua família por todo apoio durante a sua jornada até se firmar como enfermeira. “Eu nunca quis ser melhor que ninguém, mas sempre quis ser diferente. Queria acolher, cuidar proteger as pessoas”, acrescentou.

Histórico - Com ampla experiência na área da saúde, Conceição Mendonça contribuiu na organização da Rede de Urgência em grandes eventos como: visita do Papa ao Brasil, Jogos X-Games, Copa das Confederações e Copa do Mundo Fifa 2014. Além disso, a mais nova cidadã aracajuana coordenou diversas missões humanitárias em todo o país, a exemplo das enchentes da região serrana do Rio de Janeiro, situações de desassistência no Acre e enchentes no Amazonas.

Presenças - Além do presidente da CMA, Nitinho, estiveram presentes na Sessão Solene os vereadores Isac Silveira (PCdoB), Américo de Deus (REDE), Dr. Gonzaga (PMDB) e Anderson de Tuca (PRTB), o Secretário Estadual de Inclusão e Assistência Social, Zezinho Sobral, membros do Sindicato dos Enfermeiros e do Samu.

Homenagem - Representando os amigos de Conceiçãoa cantora e membro da academia Itabaianense de Letras, Amorosa cantou a música Maria, Maria de Milton Nascimento como forma de homenageá-la. “Não basta ser apenas ser técnico no que faz, tem que ter amor como Ceiça”, chamou-a carinhosamente.