Emília destaca conquistas das mulheres

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 08/03/2022 14h03, última modificação 08/03/2022 14h03
Emília destaca conquistas das mulheres

Foto: Gilton Rosas

No Dia Internacional da Mulher, a vereadora Emília Corrêa (Patriota), que também é Presidente da Procuradoria Da Mulher no âmbito municipal, ressaltou, em sua fala na Tribuna, algumas conquistas das mulheres ao longo dos anos e reforçou a importância da mulher na política.

“Em 1857, as mulheres já mostravam o quanto eram guerreiras, e, muitas delas, lutando pelos seus direitos pagaram com sua própria vida no incêndio de uma fábrica têxtil em Nova York. As operárias entraram em greve, pedindo a redução da jornada de trabalho de 16 para 10 horas por dia e por receberem menos que um terço do salário homens.
Parte delas (130 mulheres) foram trancadas no galpão e a fábrica e incendiadas”, declarou.

Na oportunidade, a vereadora fez um breve resumo histórico sobre o 1º voto feminino e, novamente, explicou o quanto é necessária a participação das mulheres na política. “90 anos para o processo histórico, quando a mulher votou pela primeira vez e conseguiu ser votada, não é nada. Por isso, sempre que posso faço questão de argumentar: Mulheres, nós podemos tudo! Não baixemos nossas cabeças. Ironicamente, somos a maioria do eleitorado e a minoria nos parlamentos brasileiros. Esse cenário deve mudar! Quanto aos homens, precisam entender, de uma vez por todas, que o mesmo poder que eles têm em um parlamento, as mulheres também têm. Devemos reivindicar nossos direitos e ocupar nossos lugares. Torço para que um dia, é que isso não demora, para que as mulheres encarem, verdadeiramente, as candidaturas não apenas como números, mas de igual para igual. Porque nós, mulheres, temos capacidade e sensibilidade para encarar qualquer desafio”, concluiu.