Em Tribuna Livre, juíza solicita criação de centros de educação e reabilitalitação para agressores

por Agência Câmara Aracaju — publicado 04/10/2022 11h07, última modificação 04/10/2022 11h07

Foto: Gilton Rosas

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) recebeu a coordenadora da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), a juíza Rosa Geane Nascimento, para falar na Tribuna Livre desta terça-feira, 04, sobre gênero , violência doméstica e familiar contra a mulher.

Para a Drª Rosa Geane, essa é uma causa que afeta a todos e todas e não poderia apenas trazer a questão só para o mundo feminino. "De fato, temos lugar de fala, mas todos os senhores que aqui estão são envolvidos e é importante que tenhamos acordado para todas as questões que envolvem a mulher na sociedade. Infelizmente, ainda temos essa mácula no Brasil e conto com os senhores para que isso desapareça", acredita.

A juíza também falou sobre a importância e a vanguarda do município de Aracaju na construção de centros de educação e reabilitação para agressores, política pública prevista na Lei Maria da Penha, principalmente como forma de respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana e de propor uma alternativa eficaz para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

"Vergonhosamente, o Brasil é o 5º país do mundo que mata mulheres e o 1º do mundo que mata pessoas trans. Essa realidade precisa mudar. Sergipe caminha nas políticas públicas e estamos tentando a criação de Centros de educação e reabilitação para os agressores. Aracaju poderá ser a 1ª capital a ter esses centros. Estamos aqui para sensibilizá-los sobre a necessidade de criação também de equipamentos para as mulheres em cada município sergipano", espera.

Apartes

Anderson de Tuca(PDT) falou que esse trabalho em defesa das mulheres precisa começar dentro de casa e nas escolas. A vereadora Linda Brasil (PSOL) destaca o comprometimento da Drª Rosa Geane na defesa das mulheres e critica os discursos moralistas da sociedade. Profº Bittencourt (PDT) diz que a defesa da mulher é a marca da Drª Rosa Geane e lamenta a naturalização da agressão às mulheres.

Emília Corrêa (Patriotas) falou sobre a importância de políticas públicas na defesa das mulheres. Ângela Melo (PT) cobra a inserção de equipamentos no município de Aracaju na defesa das mulheres e fala sobre a necessidade da cultura do patriarcado. Eduardo Lima (Republicanos) parabeniza o trabalho da Drª Rosa Geane na política de prevenção à violência.

O presidente da Câmara, Nitinho (PSD), fala que é necessário um processo de massificação de informação educativa no combate à violência contra as mulheres e diz que a Câmara faz sua parte enquanto poder.

Tribuna Livre

É um espaço para que os cidadãos e representantes de organizações da sociedade civil se manifestem na tribuna do plenário sobre assuntos de interesse público. Uma mesma entidade ou um mesmo cidadão poderá fazer uso da Tribuna Livre uma vez por ano, garantindo, assim, a participação e manifestação de diferentes representações da comunidade e de munícipes na Câmara de Vereadores.