Em prestação de contas a vereadores, secretária de Saúde revela queda de casos de Covid-19

por Agência Câmara Aracaju — publicado 07/10/2021 12h12, última modificação 07/10/2021 12h12

Foto: Agência Câmara

Os vereadores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) receberam a secretária Municipal da Saúde (SMS), Waneska Barboza, para apresentação do relatório e prestação de contas do segundo quadrimestre de 2021. A Audiência Pública aconteceu após a sessão desta quinta-feira, 7, e tem a finalidade apresentar aos parlamentares dados indicativos para acompanhamento, controle e avaliação das ações da saúde do município de Aracaju.

Analisando dados da SMS, Waneska ressaltou queda do número de casos de Covid, redução de 31% em relação há 7 dias e apresentando queda de 68,7% comparado há 15 dias. “Esses números foram baseados com relação a positividade dos exames. O que demonstra, então, que as pessoas têm adoecido, mas não de Covid. Na maioria dos casos por causa de transição de estação  e possíveis casos de gripe”, disse.

Já com relação às internações por causa de Covid, Waneska falou que tem tido redução progressiva. “É o melhor cenário já visto desde o início da pandemia. Hoje, temos 66% de pessoas acima de 18 anos vacinadas com 1ª e 2ª dose”, ressaltou. Waneska revelou que a secretaria deu continuidade ao Teste Aju, para a identificação rápida de contaminação por Covi-19, além disso, o quantitativo de vacinados em 1ª e 2ª dose em Aracaju.

Waneska fez também, um apanhado geral das causas de mortes em 2021 no município. “As principais causas de mortes entre os aracajuanos foram as doenças infecciosas e parasitárias e as neoplasias”, informou. Já fazendo a prestação de contas com relação às ações da SMS, a secretária falou sobre implantação de teleconsulta, linhas de cuidados de algumas patologias como obesidade e prevenção de câncer de boca. Além disso, foram feitos dois mutirões do controle do Aedes Aegypti e atendimentos remotos a doenças mentais.

Apartes

Após as explanações da secretária, o vice-presidente da CMA, Vinicius Porto (PDT) vereadores Professor Bittencourt (PCdoB), Fábio Meireles (PSC), Ricardo Vasconcelos (Rede), Pastor Diego (PP), Sargento Byron (Republicanos), Fabiano Oliveira (PP) e Isac (PDT) parabenizaram o trabalho que vem sendo realizado pela secretária e tiraram algumas dúvidas com relação a demandas da população na área da Saúde. “Muito obrigado, secretária por todo empenho e por colocar em primeiro plano o espírito público”, afirmou Vinicius Porto.

Bittencourt ressaltou a conduta técnica e séria que a secretária e equipe que tratam as demandas da pasta.  Além disso, pontuou sobre a necessidade do passaporte vacinal no município. Já Fábio Meireles (PSC), tratou sobre problemáticas de algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

A bancada da oposição, Emília Corrêa (Patriota), Professora Ângela (PT), Linda Brasil (Psol) e Ricardo Marques, também se pronunciou. Emília questionou sobre o maquinário do hospital de campanha que foi utilizado no hospital de campanha se está sendo usado em outro lugar.