Em live, professor Bittencourt fala sobre importância da valorização cultural em Aracaju

por Agência Câmara Aracaju — publicado 04/05/2022 10h05, última modificação 04/05/2022 10h15

Arte: Vanessa Passos.

O Parlamento Digital da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou na noite desta terça-feira, 4, mais uma Live com o vereador. O convidado desta semana foi o Professor Bittencourt (PDT), que falou sobre a importância da valorização cultural e o retorno dos festejos juninos em Aracaju diante do momento pós-pandemia.

De início, Bittencourt comentou sobre aprovação do Projeto de Lei (PL) de sua autoria que torna a Quadrilha Junina XX como patrimônio cultural de Aracaju. “É o reconhecimento de uma história de quase sessenta anos. A Quadrilha Junina Século XX foi fundada no dia primeiro de março de 1964, é a mais antiga quadrilha junina do estado de Sergipe em atividade. É um trabalho importante no sentido da manutenção dessa história, dessa cultura, dessa tradição e identidade”, destacou.

Outra ação do parlamentar para valorização da cultura local foi a música “Sergipe é o país do forró”, também patrimônio cultural e imaterial. “Se trata de uma obra que já entrou na memória, na identidade, nos corações e na mente do povo de Sergipe, e em especial, do povo de Aracaju. É uma melodia extraordinária que eterniza, perpetua e reafirma toda a nossa história, cultura, identidade e tradição junina”, declarou.

Diante do retorno dos festejos juninos pós-pandemia, Bittencourt demonstrou expectativa para os eventos que estão por vir. “Principalmente no nordeste a cultura do forró e das quadrilhas são muito fortes para o nosso povo. Se trata de uma economia que voltará a girar diante da geração de emprego para vários setores, seja dos vendedores ambulantes às lojas, costureiras e todos que utilizam do setor cultural como trabalho”, concluiu Bittencourt.