Em entrevista, Nitinho diz que atual legislatura tem boa produtividade nos trabalhos

por Viviane Cavalcante — publicado 03/05/2021 09h43, última modificação 03/05/2021 09h43

Foto: Gilton Rosas

Em entrevista a Fan Fm nesta segunda-feira, 3, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) Nitinho (PSD) disse ao radialista Narciso Machado que a atual legislativa tem tido uma boa produtividade nos trabalhos. “Infelizmente estamos vivendo um momento difícil por causa da pandemia, mas a Câmara tem agido no combate a Covid-19 através da aprovação de proposituras. Além disso, os vereadores têm trabalhado de maneira individual para amenizar o sofrimento da população aracajuana”, ressaltou.

Ao ser questionado sobre a experiência do Plenário Virtual, Nitinho avaliou de forma positiva, já que, tem tido uma participação mais efetiva dos parlamentares durantes as sessões. “Na legislatura passada aconteciam alguns atrasos ou ausências nas sessões. Até porque os vereadores antes da pandemia, estavam atendendo pessoalmente as demandas da população aracajuana seja nas comunidades ou em secretarias municipais. “Hoje, por causa da pandemia, os vereadores estão tendo que ficar mais em casa”, completou.

O presidente da Casa afirmou ainda que lida com tranquilidade as cobranças da oposição. De acordo com Nitinho, é natural que divergências aconteçam, mas sempre com respeito e compromisso com a população. “Essa é uma legislatura mais participativa, dedicada, inteligente, com pensamentos diversos e que defendem causas importantes. Quem acompanha os debates da Casa vê a minha transparência como presidente”, afirmou.

Diante de questionamentos sobre pedidos de urgência na votação de proposituras feito pela bancada de oposição, Nitinho informou que por muitas vezes diversos projetos entram na pauta e o Plenário decide pela urgência ou não. “São muitos projetos e estamos apenas com um dia de votação (quartas-feiras) e todos querem que seus projetos entrem na pauta”, respondeu.

Sobre a polêmica da semana passada na qual uma vereadora da Casa repostou uma publicação fake news informando que a bancada de situação reprovou o PL que veda a nomeação no município de Aracaju para cargos de comissão de pessoas condenadas pela Lei Maria da Penha, quando na verdade foi o Requerimento de Urgência que solicitava a entrada na pauta de votação que não foi aprovado Nitinho se posicionou sobre o assunto. “Quem é contra a mulher? Ninguém. A vereadora envolvida é uma boa pessoa e tem realizado um bom trabalho, já se desculpou. Foi um equívoco de um assessor, tenho certeza de que ela não quis prejudicar nenhum vereador. Isso faz parte do Parlamento, todo mundo sabe o que faz na vida, sabe que não deve se preocupar com esses boatos”, comentou.

Concurso da Câmara

O presidente da CMA fez questão de tranquilizar os concurseiros que o concurso da Câmara irá ser realizado sim, a nova data depende do posicionamento da empresa organizadora e do andamento da pandemia. “Tivemos que adiar a data de realização por causa do avanço da pandemia, algumas pessoas desistiram de fazer a prova e já devolvemos o dinheiro a quem solicitou. Aqueles que não pediram de volta o dinheiro da inscrição, o concurso vai acontecer sim, assim que a empresa falar a data iremos divulgar”, assegurou.

Interação

Durante a entrevista, Nitinho recebeu perguntas de ouvintes e da repórter do programa Magna Santana. Entre elas tratavam do Plano Diretor, construção da sede própria e entrega da reforma do prédio. Nitinho afirmou que a votação da revisão do Plano Diretor depende da Prefeitura Municipal de Aracaju enviar o projeto a CMA. Já com relação a construção da sede própria, o parlamentar informou que o Poder Legislativo já conta com o terreno e precisa de uma parceria com empresa privada para viabilizar a obra. “Quanto a reforma, está caminhando bem, estamos na fase de finalização e acredito que até o fim de maio concluiremos”, disse.

Eleições

Ao ser questionado se pretende concorrer uma vaga em âmbito estadual ou federal nas próximas eleições, Nitinho afirmou que por vontade própria não pensa no assunto, porém faz parte de um agrupamento político e que fará o que for melhor para o grupo. “Esse não é o momento para discutirmos sobre isso, temos que tratar de assuntos ligado a pandemia”, frisou.

Sobre o melhor nome do agrupamento para disputar o governo do estado, Nitinho afirmou que tanto o prefeito Edvaldo Nogueira quanto deputado federal Fábio Mitidieri estão preparados para assumir a vaga. “Acredito que quem for escolhido será um bom nome. Quem sonhar com briga entre os dois pode esquecer em virtude da boa convivência. Defendo a união do grupo”, disse.