Eleições: Emília usará fogos silenciosos durante campanha

por Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 02/05/2024 11h19, última modificação 02/05/2024 11h19
Eleições: Emília usará fogos silenciosos durante campanha

Arquivo Ascom

Demonstrando sensibilidade, preocupação e para preservar a saúde e o bem-estar de idosos, portadores de Transtorno do Espectro Autista (TEA) além dos animais, a pré-candidata à prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL),  afirmou que utilizará fogos sem ruídos durante sua campanha. A informação foi dada em publicação em suas redes sociais.
Para se ter ideia, de acordo com especialistas, ao contrário dos modelos que não emitem som, os foguetes tradicionais podem ultrapassar facilmente os 120 decibéis (dB), quando o nível seguro é de 85 dB.
“Nossa campanha está sendo pensada de maneira democrática. Manteremos a tradição, garantiremos a renda para as famílias que trabalham com as vendas dos fogos de artifício, mas optamos pelos sem ruídos. Eles oferecem menos impacto para a saúde e também para o meio ambiente, respeitando os grupos mais afetados”, enfatizou. 
Sensibilidade
Entre os idosos, agitação, crises de pânico, estresse e aumento da pressão arterial são alguns dos problemas desencadeados nessa população. Os que têm algum tipo de demência são os mais prejudicados.
Para os autistas, por apresentarem hipersensibilidade sensorial ao que acontece ao seu redor, as pessoas com essa condição podem ter a audição sobrecarregada pelo barulho dos foguetes. Há o risco da crise se estender por dias e afetar sentidos como tato, paladar e visão.
Já nos cães e gatos, o incômodo pode ser notado por meio de tremedeira, choro, latido/miado e agitação pois o barulho dos fogos, para eles, representa uma ameaça e, ao mesmo tempo, um gatilho para estresse.