Elber alerta para impasse entre Prefeitura de Aracaju e Ipes Saúde e pede solução

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 19/11/2025 11h13, última modificação 19/11/2025 11h13
Elber alerta para impasse entre Prefeitura de Aracaju e Ipes Saúde e pede solução

Foto: Luanna Pinheiro

O vereador e líder da oposição Elber Batalha (PSB) manifestou preocupação com o futuro do convênio entre a Prefeitura de Aracaju e o Ipes Saúde na sessão dessa terça, 18. Em seu discurso, ele destacou o risco de prejuízos diretos aos servidores municipais.

Elber aproveitou o seu tempo no grande expediente para lembrar que, desde 2019, quando o convênio foi restabelecido, a gestão municipal deixou de descontar do 13º salário a contribuição dos servidores e comissionados ao plano, apesar do contrato prever que o cálculo deveria ser feito sobre todos os vencimentos. Em sua explicação, ele detalhou que o caso foi judicializado e a justiça decidiu que o município deve ao Ipes um passivo acumulado entre 2019 e 2024 que pode chegar ao valor de R$ 16 milhões.

Na sequência, Elber cobrou que a Prefeitura e o Ipes iniciem imediatamente uma negociação para impedir que os servidores sejam responsabilizados pelo erro administrativo. Ele defendeu ainda que os descontos passem a ser aplicados a partir de 2025 e que o débito seja negociado diretamente entre as instituições. “O servidor é o ponto mais frágil dessa discussão e não pode ser o único prejudicado”, declarou, pedindo sensibilidade da gestão da prefeita Emília Corrêa.

Ele finalizou o seu pronunciamento na tribuna contando já ter tratado do assunto com o governador Fábio Mitidieri e com o presidente do Ipes, Walter Pinheiro, que se mostraram abertos ao diálogo.