Eduardo Lima participa da formatura de internos no COPEMCAN

por Leonardo Teles, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 21/09/2023 10h11, última modificação 21/09/2023 10h11
Evento foi organizado pelo grupo Universal nos Presídios (UNP) e Projeto Educando para Libertar.
Eduardo Lima participa da formatura de internos no COPEMCAN

Foto: Naldo Santos

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) participou, na tarde desta terça-feira, 19, da formatura dos cursos de inglês e música, de 60 internos do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (COPEMCAN), em São Cristóvão,  que durou três meses e teve direito a beca e a presença dos familiares dos reclusos.

O Evento foi organizado pelo grupo Universal nos Presídios (UNP) e contou com a participação do projeto Educando para Libertar, parceiro do mandato de Eduardo Lima, que ofertou o curso de inglês, lecionado pelo professor Jadiel Lima; o curso de música foi ofertado por um interno, que é professor.

“Nós acreditamos que todo ser humano merece uma segunda chance, e a palavra de Deus ensina que bem-aventurado é aquele que crer sem ver. Esses detentos, talvez, hoje, estejam vendo só muros na frente deles, mas amanhã vão alcançar o portão e vão sair e ver novas oportunidades”, disse Eduardo Lima.

Responsável pelo UNP em Sergipe, o pastor Amauri Carvalho falou do trabalho feito pelo grupo há 15 anos nos presídios sergipanos, sempre focado na ressocialização e evangelização dos internos.

“Este grupo, o UNP, trabalha em todo o estado, levando uma palavra de fé, não só para eles, para suas famílias também. Por meio desses cursos que foram ofertados, levamos esperança para eles quando saírem daqui, pois assim eles podem mudar de vida”, explicou o pastor.

“Nós estamos gratos, primeiramente a Deus e a UNP por acreditar nesse projeto de ressocialização, e hoje, junto dos meus colegas policiais penais estamos trabalhando e acreditando na ressocialização desses internos; e tenho certeza que novos cursos virão”, disse o diretor do Copemcan, Éden Silva.

Presente na formatura, o vereador e presidente da Federação Sergipana de Futebol (FSF) Milton Dantas (PDT), elogiou o evento e anunciou que irá ajudar na construção de um campo de futevôlei no presídio, em uma obra orçada em R$15 mil.

“A federação está se somando com esse trabalho de ressocialização dos internos e vamos fazer a doação desse campo e fornecer bolas e coletes para que eles possam ter uma atividade física e esportiva dentro deste prazo que passarem aqui”, disse o presidente da FSF.

Já o interno D.S, que é radialista, citou a experiência de participar do curso, “É muito bom estar nesse evento que nunca imaginei que pudesse estar. Nós, que hoje estamos aqui, temos a oportunidade de obter mais conhecimento para  que quando sairmos daqui, possamos trabalhar”.

Também estiveram no evento o prefeito em exercício de Aracaju, Ricardo Vasconcelos (Rede); o vereador de São Cristóvão Marcos Neves (PV) e o ex-vereador Sávio Neto de Vardo da Lotérica (Podemos), além de outras autoridades locais.