Eduardo Lima indaga que faltam monitores para o acompanhamento de alunos na rede pública de ensino

por Leonardo Teles-Assessoria Parlamentar — publicado 10/03/2023 11h35, última modificação 10/03/2023 11h39
O questionamento foi feito durante a visita do Secretário da Educação Municipal à CMA

Fonto: Gilton Rosas

Durante a visita do Secretário da Educação de Aracaju, Ricardo Abreu, à Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã dessa quinta-feira, dia 9, o vereador Eduardo Lima (Republicanos) indagou ao gestor sobre a falta de monitores para acompanharem crianças nos ônibus, durante o transporte escolar e sobre a falta de vaga para alunos Portadores de Necessidades Especiais (PNE) na rede pública municipal.
“O movimento das crianças nos ônibus é uma coisa que nos preocupa, haja vista que hoje existe uma demanda muito grande de monitores e não tem sido atingida a oferta necessária; outra coisa é que muitas crianças especiais não têm encontrado vagas nas escolas devido à falta de monitoria”, indagou o vereador.
Em sua resposta, Ricardo Abreu afirmou que está sendo um desafio muito grande o transporte na rede púbica e que está discutindo a revitalização e expansão dele.
“Nós estamos trabalhando com muita parcimônia, dentro daquilo que é possível fazer atualmente. Nós colocamos ônibus com monitores e esses alunos são acompanhados durante todo percurso até serem entregues aos seus pais. De fato, é algo que nos preocupa bastante, por isso, a nossa grande resistência é transportar alunos que são estudantes da educação infantil, de seis meses a cinco anos, isso é um desafio para todos nós”, explicou o secretário.
Sobre a falta de monitores para crianças especiais, Abreu afirmou que o número de crianças matriculadas, numa perspectiva diacrônica,  aumentou muito ao longo dos anos.
“Nós, nos últimos três anos, antes da Pandemia, saltamos de um número 400 estudantes da educação especial para 600, um ano depois para mais de 1000, agora nós temos aproximadamente 1800 estudantes na educação especial matriculados na nossa rede. Nós estamos em um paradigma novo para o qual nenhuma rede desse país se preparou até então. Nós estamos aprendendo diante do fenômeno”, afirmou Abreu.