Eduardo Lima aborda temas variados na tribuna da CMA

por Agência Câmara Aracaju — publicado 03/05/2022 11h45, última modificação 03/05/2022 11h45
Eduardo Lima aborda temas variados na tribuna da CMA

Foto: Gilton Rosas

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) no Grande Expediente na manhã desta terça-feira, 03, para tratar de diversos assuntos relacionados a exploração infantil, falta de linhas de ônibus no Jabotiana e a falta de investimentos no desenvolvimento econômico de Aracaju.

O primeiro assunto deles foi sobre uma investigação do Ministério Público em casos de crianças usadas por familiares para pedir esmolas em Aracaju. "Este assunto vem trazendo a vulnerabilidade que está sendo tratada de forma errada nas ruas e sinais de Aracaju, onde família, pais e mães usam crianças para pedir dinheiro nos sinais de trânsito da capital. Há uma preocupação da Procuradoria da Criança porque a incidência está muito alta em Aracaju dessa prática. Eu tenho uma audiência com o promotor Fausto Valois para tratar da questão da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e Adolescente que esta Casa instalou e estamos presidindo", informou.

O parlamentar mostrou também uma campanha do Ministério Público Estadual (MPE), "Esmola não, Doe Esperança", que foi lançada em dezembro de 2021, com o objetivo de conscientizar a população para que não dê esmolas nas ruas ou em sinais de trânsito. "Essa campanha tem que ser constante. Tem que existir um conselho de mendicância em Aracaju. Precisamos agir de forma mais eficaz e é uma questão que muito me preocupa. Criança tem que estar nas escolas e nas salas de aulas e não nos sinais nas mãos de adultos que querem benefícios financeiros", alertou.

Outro assunto abordado pelo vereador foi sobre a falta de linhas de ônibus no bairro Jabotiana. Segundo o parlamentar, moradores entraram em contato com ele para reclamar que não passa ônibus no Aloque, Santa Lúcia e Nova Santa Lúcia. Eduardo solicitou que a SMTT envie técnicos até a localidade para verificar as reclamações dos moradores. "A gente pede que o superintendente mande técnicos no Jabotiana aos fins de semana para verificar a situação porque essa reclamação já é recorrente", denunciou.

Já sobre o descarte irregular do lixo, o vereador chamou atenção da população. Segundo ele, mesmo que o poder público faça a sua parte, os moradores precisam também ter consciência em descartar corretamente seus dejetos. "Estive no bairro 17 de Março, nas proximidades da fábrica Oriental e verifiquei que existe muito lixo ensacado e jogado naquele terreno. Aquele lixo não chegou ali sozinho. Temos que cobrar do poder público sim, mas precisamos cobrar de nós mesmos, no nosso bairro, na nossa comunidade. Se você vir alguém descartando lixo de forma irregular, denuncie", instruiu.

Eduardo finalizou lamentando a falta de investimentos e incentivos do município na geração de emprego e renda na capital sergipana. Para o vereador, Aracaju não é uma é uma cidade que atraia investidores e grandes indústrias, o que geraria emprego para a população. "Falta de desenvolvimento econômico. A gente não consegue ver em Aracaju atrativos para grandes fábricas e indústrias adentrarem e gerarem empregos. Não conseguimos ver em Aracaju programas de incentivos fiscais para que empresas de grande porte se instalem em nossa capital. Estados como Alagoas tem diversas fábricas grandes se instalando lá e como aquela cidade desenvolve. A prova são os números que são apresentados, onde o número de desempregados só cresce. O poder público deve observar porque existem pais e mães de família passando fome. Nós, aqui nesta Casa, temos a obrigação de criar proposituras para que chegue desenvolvimento econômico aqui na capital".