Dia do Taquígrafo é lembrado por Fábio Meireles

por Agência Câmara Aracaju — publicado 03/05/2022 11h47, última modificação 03/05/2022 11h47
Dia do Taquígrafo é lembrado por Fábio Meireles

Foto: Gilton Rosas

O vereador Fábio Meireles (PSD) parabenizou os taquígrafos da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) pelo seu dia, comemorado hoje, 3 de abril.

O parlamentar fez uma abordagem histórica da técnica da Taquigrafia. Fábio explicou que Taquigrafia é um termo geral que define todo método abreviado ou simbólico de escrita, com o objetivo de melhorar a velocidade da escrita ou a brevidade, em comparação com um método padrão de escrita.

Fábio Meireles ainda explicou a data foi escolhida porque foi exatamente no dia 3 de maio de 1823 que foi instituída oficialmente a taquigrafia parlamentar no Brasil, para funcionar na primeira Assembleia Constituinte. A introdução da taquigrafia no parlamento brasileiro deve-se a José Bonifácio de Andrada e Silva. Esse tipo de escrita, desenvolvida para ser tão rápido quanto a fala, usa símbolos especiais para registrar diálogos.

"Esse meu discurso é apenas para honrar os profissionais desta Casa por este brilhante trabalho. Recebam meus parabéns para essas pessoas que ficam em silêncio, mas de importância tamanha para a história", parabenizou.