Dr. Manuel Marcos destaca os 200 anos da Independência do Brasil

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/09/2022 15h50, última modificação 08/09/2022 15h50
Dr. Manuel Marcos destaca os 200 anos da Independência do Brasil

Foto: Agência Câmara

Os 200 anos da Independência do Brasil foi destaque na manhã desta quinta-feira, 8, pelo vereador Dr. Manuel Marcos (PSD), na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O vereador falou da importância da data, da luta dos negros no processo de libertação e da educação.

“Que privilégio temos nós de poder comemorar os 200 anos da Independência do Brasil. Conseguimos nos libertar de Portugal e vencer as dificuldades. O nosso país saiu das amarras administrativas de Portugal , mas não do preconceito. Sabemos da importância dos negros nesse episódio, mas somos marginalizados até hoje", afirmou o parlamentar.

“O negro que foi a força de trabalho durante o período colonial, que foi a força da expansão demográfica do país, sofre com preconceito. Não dão oportunidades a eles. Não ofertam educação de qualidade e nem postos de trabalho. O grande problema é que não reconhecemos a nossa identidade afrodescendente", afirmou.

Ao finalizar seu discurso, Dr. Manuel Marcos destacou. “Somos 74% da população e a maioria de nós não está no parlamento, não ocupa cargos importantes. Somos marginalizados e não nos identificamos como afrodescendentes. A Independência do Brasil depende da liberdade do seu povo", concluiu.