Dr. Manuel Marcos concede Título de Cidadão Aracajuano aos professores Paulo Martins e Silvio Holanda

por Agência Câmara Aracaju — publicado 18/08/2022 12h55, última modificação 18/08/2022 13h23
Dr. Manuel Marcos concede Título de Cidadão Aracajuano aos professores Paulo Martins e Silvio Holanda

Foto: Agência Câmara

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) entregou na tarde dessa quarta-feira, 17, os títulos de cidadania aracajuana aos professores Dr. Paulo Ricardo Saquete Martins Filho e Silvio Gusmão de Holanda Mélo. A Sessão Solene aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e contou com a presença de amigos, familiares e admiradores dos homenageados.

As proposituras, de autoria do vereador Dr. Manuel Marcos , foram aprovadas pelo legislativo municipal por unanimidade. “Me sinto honrado em homenagear duas grandes personalidades que, sem sombra de dúvidas, contribuíram com a nossa cidade. Dr. Paulo Martins salvou vidas durante a pandemia. Foi através de sua pesquisa que conseguimos prevê o alcance da Covid-19, como os profissionais poderiam evitar o contágio e qual a parcela da população estava mais em risco. Obrigado por sua dedicação e estudos”, agradeceu o vereador. 

Sobre o professor Silvio Holanda, o parlamentar descreveu a importância da profissão de educador físico. “Estamos aqui, diante de um personalidade importantíssima para Aracaju. Praticar atividade física é o melhor remédio para prevenir doenças. Os relatos que ouvir do professor Silvio, que dedicou sua vida na qualificação profissional de milhares de alunos, são extraordinários. Incentivar alunos à atividade física é um cuidado que merece todos os reconhecimentos. Transferir conhecimento é um ato louvável. Parabéns pela dedicação. É uma honra conceder esse título a um professor tão dedicado", disse o médico Dr. Manuel Marcos emocionado.

Sobre Dr. Paulo Martins Filho 

Nascido em Salvador e criado em Canoas - Rio Grande do Sul, o Professor Doutor Paulo Martins Filho, como é conhecido, mudou-se para Aracaju em 1980. Na capital sergipana, se formou em Odontologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 2005. Em 2008, se especializou em Microbiologia, se tornando mestre em 2010. O título de Doutor veio em 2013, na especialidade de Ciências da Saúde através do programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde do Núcleo de Pós graduação em Medicina da UFS, entidade que leciona. 

Dr. Paulo Martins Filho é conhecido pela sua pesquisa em Saúde, tem mais de 150 artigos científicos publicados com alcance mundial. Sobre a pandemia da Covid-19, foi autor de aproximadamente 40 artigos científicos relacionados aos efeitos e como reduzir a possibilidade de contágio do vírus. Trabalhou diretamente na linha de frente do Coronavírus em Aracaju através de sua pesquisa, que esclareceu a necessidade de abertura de leitos de UTI, realização de testes rápidos, eficácia do distanciamento e da vacina.

Professor da Unit Silvio de Holanda 

O condecorado professor Silvio Gusmão de Holanda Mélo, popularmente conhecido por Silvio Holanda, é mestre em Educação física, especialista em coaching. Nasceu em Jaqueira, interior de Pernambuco. Morou em Maceió, mas foi em Aracaju que a sua vida profissional teve mais destaque. 

Durante 18 anos, atuou como coordenador do curso de educação física da Universidade Tiradentes (UNIT). Seus conhecimentos técnico-científicos contribuíram para programas de valorização e evolução do curso. 
Atuou na capacitação e formação de mais de oito mil profissionais de educação física e foi responsável por congressos nacionais e internacionais importantes na área, realizados na capital sergipana.