Em discurso, Dr. Manuel Marcos fala sobre campanha do Novembro Azul

por Agência Câmara Aracaju — publicado 03/11/2021 11h19, última modificação 03/11/2021 11h19
Em discurso, Dr. Manuel Marcos fala sobre campanha do Novembro Azul

Foto: César de Oliveira

Na manhã desta quarta-feira, 03, o vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) utilizou o Grande Expediente da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata em alusão à campanha do Novembro Azul.

Para Dr. Manuel Marcos é importante a realização de exame. "Após o Outubro Rosa, mais um importante passo se inicia. O foco passa a ser contra o câncer de próstata. Ainda os homens não procuram os serviços de saúde e a situação piora quando não praticam atividades físicas, não cuidam da alimentação regularmente e acabam tendo maior tendência para o desenvolvimento da doença”, explicou.

Ainda de acordo com o vereador, o preconceito com o exame de toque ainda é forte. “Infelizmente eles têm temor ou vergonha de buscar o médico e o pior é que o setor público também dá pouca atenção. Ainda alerto que homens a partir dos 40 anos com ou sem fatores de risco devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar”, concluiu.

Novembro Azul

Criada na Austrália em novembro de 2003 a fim de conscientizar a todos sobre a importância de se manter prevenido contra o câncer de próstata, a campanha Novembro Azul completa quinze anos neste mês e continua firme na missão de deixar claro que, assim como a visita ao urologista deve ser algo habitual e recorrente para todos os homens, e anualmente após os 50 anos, a prática de hábitos saudáveis é de extrema importância na prevenção do câncer.