Dr. Manuel Marcos alerta sobre a falta de leitos de UTI para crianças em Sergipe

por Martha Costa, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 08/06/2022 16h19, última modificação 08/06/2022 16h19

Foto: Gilton Rosas

O vereador Dr. Manuel Marcos ( PDS) usou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã desta quarta-feira, 8, para destacar o número insuficiente de leitos de terapia intensiva infantil na rede SUS em Sergipe.

De acordo com o médico obstetra, Sergipe enfrenta uma superlotação de enfermarias e de leitos de UTI pedriátrica devido à pequena quantidade de vagas oferecidas pela rede à população. "Ouvi uma representante do SUS dizer em entrevista que o estado possui 17 leitos de UTI infantil. Esse quantitativo não serviria nem para a população da década de 70. O governo acha que a saúde navega em mares tranquilos, mas a verdade que pessoas estão morrendo por falta de assistência médica”, afirmou.

Ainda segundo o parlamentar, dos leitos pediátricos oferecidos, apenas 12 estão disponíveis na prática. “Das 17 acomodações existentes, cinco estão ocupadas por crianças com doenças crônicas, restando assim 12 vagas. É preciso que nossos governantes tenham sensibilidade e entendam que a quantidade de leitos precisa ser proporcional à população atendida. Não podemos colocar pessoas em perigo, principalmente, crianças", esclareceu.

Dr. Manuel Marcos finalizou seu discurso alertando sobre a regulação do SUS. “Sou médico e não consigo entender como é feita a regulação de leitos em Sergipe. Esse método está prejudicando a vida das pessoas. O paciente entra em um estado clínico em postos e hospitais do interior do estado, que estão desestruturados, e quando ele consegue uma vaga, muitas vezes, já está com a saúde deplorável. Quando não morre nas estradas dentro das ambulâncias. É preciso compreender que as pessoas têm direito à assistência de qualidade”, cobrou.