Dezembro Vermelho: Dr. Manuel Marcos alerta que prevenção é o melhor remédio para AIDS

por Agência Câmara Aracaju — publicado 02/12/2021 13h53, última modificação 02/12/2021 13h53

Foto: César de Oliveira.

O vereador Dr. Manuel Marcos destacou o Dia Mundial da luta contra a AIDS e alertou que a prevenção é o melhor remédio, em alusão à campanha do Dezembro Vermelho. O pronunciamento aconteceu na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju na manhã desta quinta-feira, 02.

Manuel Marcos utilizou a oportunidade para explicar um dos tipos de prevenção, a combinada. “Com a evolução do tratamento contra a AIDS surge também a Prep e a Pep, que são medicamentos que previnem a contaminação para o HIV. Também há a junção dos preservativos e as medicações constituem o que chamamos de prevenção combinada”, explicou o parlamentar.

O vereador ainda alertou que a doença da AIDS continua presente e lembra que o melhor remédio é a prevenção. “Fica o meu lembrete que se trata de uma doença silenciosa, e sobretudo que a prevenção é feita com o uso de preservativo. São 40 anos do aparecimento da AIDS no mundo e os índices aumentam cada vez mais, infelizmente”, destacou.

Dezembro Vermelho

Dezembro Vermelho é uma campanha nacional, instituída pela Lei nº 13.504/2017, que promove a prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis.

O Ministério da Saúde informa que a Aids ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças, sendo capaz de alterar o DNA de células, fazer cópias de si mesmo e, depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.