Dia de Doar: Sargento Byron pede apoio às instituições do terceiro setor

por Pábulo Henrique, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 30/11/2021 16h43, última modificação 30/11/2021 16h43
Dia de Doar: Sargento Byron pede apoio às instituições do terceiro setor

Foto: César de Oliveira

O vereador de Aracaju, Sargento Byron (Republicanos), fundador do projeto “Estrelas do Mar”, aproveitou a terça-feira, 30, data em que se comemora o Dia de Doar, para enaltecer a sensibilidade do povo aracajuano no que se refere às doações feitas às iniciativas de cunho social e destacar a importância do apoio às instituições do terceiro setor, que enfrentam dificuldades devido à pandemia e à falta de repasse de recursos vindos do poder público.

O Dia de Doar é um movimento que visa estimular a solidariedade dos cidadãos, por meio da conexão de pessoas com causas. E faz isso celebrando o prazer que é doar, e o hábito de doar o tempo todo. Segundo o parlamentar, a data é uma grande oportunidade para discutir os desafios das entidades da sociedade civil no que se refere à arrecadação de recursos vindos da sociedade em geral, principalmente do poder público.

“A verdade é que, graças aos cidadãos, muitas instituições conseguiram sobreviver em meio à crise, aos cortes das verbas destinadas a essas instituições. Precisamos tratar desse tema e destacar o importante papel dessas pessoas compromissadas com o ato de doar, temos que agradecê-las. Essas pessoas salvam vidas, ajudam a garantir direitos, são responsáveis por manter serviços que, muitas vezes, os órgãos públicos não conseguem ofertar”, reconheceu Byron.

Crianças em situação de mendicância

Na oportunidade, o parlamentar aproveitou para lembrar de uma situação que carece de atenção, que é a condição de mendicância em que crianças e adolescentes ficam expostos e vulneráveis ao pedir esmola em pontos específicos da capital sergipana. O ato se torna ainda mais frequente em épocas como as festas de fim de ano. “Quero parabenizar a Prefeitura de Aracaju pela campanha que vem sendo veiculado nas emissoras de TV, mas lembrar da importância da sociedade no enfrentamento dessa situação. Sabemos da sensibilidade do nosso povo, mas fica aqui o apelo: busquem as instituições socioassistenciais para encaminhar essas doações ou entender melhor como a ajuda pode ser feita a essas pessoas. Existem diversas políticas públicas para garantir os direitos dessas pessoas, e nós temos que estimular que essas pessoas procurem os órgãos responsáveis por esses serviços”, lembrou.