Dia da Sergipanidade é lembrado por Américo de Deus

por Abrahão Crispim — publicado 24/10/2019 10h14, última modificação 24/10/2019 10h14
Dia da Sergipanidade é lembrado por Américo de Deus

Foto: Gilton Rosas

O vereador Américo de Deus (Rede) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), durante o Pequeno Expediente, com o intuito de parabenizar a população sergipana e salientar sua satisfação em morar no Estado de Sergipe.

Para o vereador, o Dia da Sergipanidade não representa apenas a celebração da independência da província, mas também a emancipação da identidade de todo um povo. “Esta é uma data que, cada vez mais, cresce de forma simbólica no sentido de nos fazermos refletir sobre a nossa cultura e identidade. É um momento de valorização da nossa literatura, da música, dos grupos folclóricos, das artes em geral e do nosso patrimônio material e imaterial”, afirmou.

Por fim, Américo comentou que conversou com os dirigentes do Ipaese (Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe), a única escola bilíngue de Sergipe sobre a situação da escola. “Os alunos têm acesso a todas as disciplinas que compõem a grade curricular de um aluno de ensino fundamental e médio, mas ocorre que a Instituição, a exemplo da APADA, APASE entre outras estão fechando as portas. O Ipaese está vivendo uma fase difícil de convênios que são firmados e não são pagos pelo Poder Público. Já existe a possibilidade da escola não oferecer mais o ensino médio”, lamentou.