Cultura para todos: mandato do vereador Camilo Daniel (PT) reafirma a força do carnaval de rua

por Thiago Paulino, Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 31/10/2023 17h11, última modificação 31/10/2023 17h11

Foto: Gilton Andrade

Uma cidade em que a cultura seja um bem para todos aracajuanos. Essa foi a pauta defendida pelo mandato popular do vereador Camilo Daniel (PT) na sessão dessa terça, 31. Utilizando como exemplo as histórias do documentário “Sem Corda, Sem Abadá e Sem Vergonha” recém-lançado no Cine Vitória - Camilo ressaltou a resistência dos diversos blocos que fazem a alegria popular sem o mínimo apoio.

Na nossa concepção de cidade o direito de todos, todas e todes estarem e festejarem a cidade deve ser exercido. O documentário lançado no último sábado, dia 28, no Cine Vitória, mostra que até nos anos 70 Aracaju tinha carnaval de rua, mas foi proibido pelo regime militar. Hoje você tem vários blocos de carnaval de rua e a Prefeitura não dá nenhum suporte e quando quer proibir, proíbe. Como foi o caso do Bloco 'Vem Ni Mim Arnesto' que a prefeitura não autorizou que fosse feito na Orla de Atalaia, jogou as pessoas e a festa para uma praça abandonada”, afirmou.

Camilo ainda questionou a ideia, amplamente difundida, de que Aracaju não possui carnaval de rua e ressaltou o baixo investimento na folia popular. “Há uma concepção de que Aracaju é uma cidade na qual o turista vem para descansar e isso é equivocado, o maior exemplo disso é o bloco Rasgadinho que coloca milhares de pessoas nas ruas. E qual o investimento real que a prefeitura faz nesse carnaval?”, disse Camilo ao ressaltar ainda que muita renda é gerada para a economia local com as festas dos blocos de rua.

O parlamentar também fez um convite para que a população vá ao Cine Vitória, localizado na rua do Turista no Centro de Aracaju, para assistir ao documentário “Sem corda, sem abadá e sem vergonha – Uma história de carnaval e resistência pelas ruas de Aracaju”, que será exibido no dia 1º de novembro às 18h30. O documentário foi produzido pela banda Samba do Arnesto e mostra registros históricos sobre o carnaval aracajuano, com destaque ao bloco “Vem Ni Mi Arnesto” e sua importante contribuição ao carnaval de rua.