Covid-19: “A vacina precisa chegar para todas as pessoas”, diz Linda Brasil

por Anderson Muniz, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 20/01/2021 10h35, última modificação 20/01/2021 10h32
Covid-19: “A vacina precisa chegar para todas as pessoas”, diz Linda Brasil

Foto: Assessoria do parlamentar

A vereadora Linda Brasil (Psol) protocolou ontem, 18, indicações ao Governo do Estado e à Prefeitura de Aracaju para garantir a inserção de grupos vulneráveis e trabalhadores essenciais nas quatro primeiras fases de imunização da população contra o Coronavírus definidas no Plano Estadual e Municipal de Vacinação Covid-19.
O documento aponta a inclusão de pessoas que vivem com HIV/AIDS, e outros quadros de imunossupressão, com acompanhamento médico(de acordo com a vacina e seus quadros clínicos), pessoas com diversas aflições de saúde, em situação de rua, profissionais do sexo, taxistas, trabalhadores de aplicativos, a exemplo dos motoristas e entregadores considerados trabalhadores essenciais durante a pandemia, além de incluir povos e comunidades tradicionais e de ocupações urbanas.
A vereadora também solicitou, por meio de requerimento, a cópia oficial do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, além de informações detalhadas sobre a implantação e execução deste plano e das outras ações da Secretaria de na atuação do combate à pandemia no ano de 2021.
“Estamos muito felizes com o início da vacinação. Sem dúvida é uma vitória da ciência frente ao negacionismo da pandemia. Sobretudo, é uma vitória do SUS, do nosso sistema de saúde pública. Mas queremos aproveitar esse momento também para reivindicar do Governo Federal que a vacina chegue a todas, todos e todes, e, neste momento, que chegue, especialmente, para aquelas e aqueles que mais precisam”, afirmou Linda Brasil.
Outra preocupação de Linda Brasil, diante do caos que se estabeleceu em Manaus, é o acesso a informação sobre o estoque oxigênio, seringas, agulhas para injeções e outros itens para garantir à saúde da população.
“Transparência é fundamental nesse momento em que a sociedade presencia um aumento dos casos no nosso Estado e aqui em Aracaju. Nesse sentido, também estamos buscando informações junto a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde, acerca da situação do fornecimento de oxigênio. O que ocorreu em Manaus foi criminoso. Uma negligência que levou muitas vidas, por isso, é preciso nos antever aos problemas. Esse é o nosso papel”, disse a vereadora Linda Brasil.