Coronel Pereira é o mais novo Cidadão Aracajuano
A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) concedeu sua maior honraria, o Título de Cidadão Aracajuano, ao coronel do Exército, Ricardo Pereira Barreto. De autoria do vereador e 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara, Sargento Byron - Estrelas do Mar (MDB), a solenidade foi realizada nesta segunda-feira, 24/11, no plenário da Casa.
“Para mim, além de propositor desta honraria, mas também militar da reserva, é uma imensa e grata satisfação poder homenagear o Coronel Pereira, além do trabalho realizado para a nossa sociedade. O dia de hoje é marcante! Mesmo nas noites mais claras, nunca vi tantas estrelas reunidas. Isso é prestígio, Coronel. É o que muitos querem, mas poucos têm. Aqui, na Câmara, a gente busca referendar trabalhos — pessoas que acreditamos ter uma ligação direta com o povo aracajuano. Eu sou muito criterioso nessa escolha. E o seu nome foi aprovado com louvor. Parabéns a todos que integram o 28º Batalhão de Caçadores do Exército Brasileiro, esse título se estende a vocês, ao comando deste mais novo cidadão aracajuano”, discursou Sargento Byron.
Nascido em Salvador/BA, Coronel Pereira reforçou o amor e a admiração pela capital, mostrando sua dedicação em servir ao povo: “Em primeiro lugar, agradeço a Deus por me permitir chegar até aqui. Meu agradecimento ao Exército Brasileiro, à Câmara de Aracaju e, em nome de todos os vereadores, agradeço ao Sargento Byron - Estrelas do Mar por levar meu nome além. Aracaju é uma terra acolhedora que, desde o momento em que aqui cheguei, me abraça e faz morada para minha família. Minha esposa e meus filhos sentem na pele o que é servir ao Exército, servir a um país. Aqui tenho contado com grandes profissionais e amigos para, juntos, realizarmos grandes entregas a toda a sociedade. A cada um de vocês, meu muito obrigado!”
Cel. Pereira incorporou às fileiras do Exército em 1997. Hoje, traz em seu histórico cursos e estágios militares. Das suas experiências nas organizações militares, serviu ao 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Campina Grande/PB; ao Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva, em Tabatinga/AM; ao 1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola), no Rio de Janeiro/RJ; ao 62º Batalhão de Infantaria, em Joinville/SC; à Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende/RJ; ao 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Maceió/AL; e ao Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, em Marabá/PA. Coronel Pereira também é reconhecido por sua participação na Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo e na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti.
A solenidade contou com a participação de autoridades militares, e o vereador Sargento Byron também presenteou o homenageado com um azulejo do artista Clécio Barroso, também policial militar.