Coronel José Fernandes Carneiro dos Santos Filho recebe título de cidadão aracajuano

por Eduardo Costa e Danilo Cardoso — publicado 14/05/2019 17h05, última modificação 14/05/2019 17h37

Foto: Heribaldo Martins

O Coronel de Infantaria José Fernandes Carneiro dos Santos Filho recebeu nesta terça-feira, 14, o título de cidadão aracajuano na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). O vereador Armando Batalha Júnior (Cidadania) entregou a outorga ao militar. A homenagem foi de requerimento do presidente da Casa, o vereador Nitinho (PSD), e aconteceu no Plenário Legislativo.

Coronel Carneiro tem 44 anos, nasceu em Salvador-BA e está em Aracaju há um ano e seis meses. Ele incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1991 e já teve a oportunidade de trabalhar em todas as unidades federativas do Brasil. Além disso, ele já fez cursos de língua coreana e de Estado-Maior Conjunto nas cidades de Icheon e Daejon, na Coreia do Sul. Em Aracaju, ele é o comandante do 28º Batalhão de Caçadores (28º BC).

Apesar do pouco tempo em Aracaju, Coronel Carneiro tem exercido um importante trabalho à frente do 28º BC. Porém, ele fez questão de destacar que a premiação não envolve apenas a sua atuação, mas também o Exército como um todo. “Embora seja uma alegria pessoal, destaco que toda honraria que um comandante recebe tem cunho institucional. Hoje, a Câmara Municipal de Aracaju está prestigiando o 28º Batalhão de Caçadores, o Exército Brasileiro que está desde 1917 cumprindo uma missão limpa aqui na cidade nas partes do ‘Braço Forte’ e da ‘Mão Amiga’, procurando cada vez mais apoiar e proteger a sociedade, dando o suporte e protegê-la em momentos de desastres ou calamidades”, afirmou.

“Ninguém faz nada sozinho. A equipe do 28º BC, todos os oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados contribuem para o cumprimento da missão do Batalhão e sua visão de futuro. Dentro dela, sempre destaco o segmento voltado para a sociedade sergipana, e nesse sentido a gente busca se constituir no vetor de cidadania e desenvolvimento social, visando ampliar a integração com as pessoas e colaborar com o suporte necessário à população”, continuou o Coronel, agradecendo aos seus companheiros de trabalho.

Substituindo o presidente da Casa na Sessão Solene, o vereador Armando Batalha Júnior (Cidadania) não escondeu a satisfação em presidir homenagem. “O presidente Nitinho foi muito bem na autoria desse título. Quando ele me informou que não poderia estar presente, tão logo eu pude ver o currículo do Coronel Carneio, me coloquei à disposição de estar presente, por tudo que ele fez no estado. Pelo pouco que pude conversar com ele, já percebi isso. Muito mais importante que receber qualquer honraria é merecê-la, e ele merece muito na data de hoje”, destacou Armando.

O Plenário e a Galeria da CMA estiveram lotados e contaram com as presenças de familiares, amigos e companheiros do Coronel Carneiro, além de diversas autoridades. Uma delas foi o vereador Américo de Deus (REDE), também representando a Câmara Municipal de Aracaju.