Comissão da Saúde reforça importância do atendimento multidisciplinar para pessoas com Doenças Neuroimunes

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 24/04/2023 15h31, última modificação 24/04/2023 15h31

Foto: Gilton Rosas

Como prometido, o vereador Isac Silveira (PDT), presidente da Comissão de Saúde recebeu integrantes do Centro de Apoio às Pessoas com Doenças Neuroimunes – CADNI para ampliar o debate e discutir as reais necessidades para esses pacientes. Foram colocados em pauta o panorama das doenças neuroimunológicas na capital sergipana com base em sintomas, diagnósticos, possíveis tratamentos e dificuldades do convívio de pessoas com doenças neuroimunes. “Nós não estamos aqui para brigar. Nós viemos para somar, até porque sabemos que há portas que só se abrem através de conhecimento, de conversa. A gente está sofrendo por falta de insumos e contrastes. Estamos precisamos de exames que são fundamentais para nosso diagnóstico e acompanhamento. Precisamos saber se nossa medicação está surtindo efeito. Essa é a vida das pessoas com Doenças Neuroimunes” relataram as integrantes do CADNI.

Ressonância magnética com contraste para o neuro eixo (cérebro e tronco) é o principal exame para esses pacientes “eles têm um custo alto e a gente precisa deles para acompanhar a nossa doença. Hoje, eu, Camila, tenho plano de saúde e quem não tem? Eu levei dois anos na via particular para descobrir a esclerose. Agora imagina quanto tempo uma pessoa via SUS demora?”. Relatou Camila.

Durante a reunião que contou com os vereadores Cícero do Santa Maria (Podemos), Joaquim da Janelinha (Solidariedade) e a vereadora Sheyla Galba (Cidadania), que também são membros da Comissão de Saúde, ficou estabelecido que neste primeiro momento os parlamentares irão dialogar com o Poder Municipal para encontrar soluções que tragam melhorias nos cuidados com as pessoas neuroimunes no município e que se comprometeram a participar do processo pedagógico dessas doenças e das melhores formas de enfrentá-la, no sentido de cuidar melhor das pessoas.

O presidente e os membros da Comissão de Saúde se colocaram à disposição para ajudar os integrantes do CADNI depois da Tribuna Livre que aconteceu no dia 11 de abril na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) onde a presidente do Centro de Apoio às Pessoas com Doenças Neuroimunes, Ingrid Rosane Gomes Dos Santos relatou em seu discurso as dificuldades enfrentadas por essas pessoas.