Comércio da Cinelândia: Frente Parlamentar do Turismo da Câmara se reúne com Emsurb e comerciantes para buscar soluções

por Ascom Câmara — publicado 29/03/2021 21h15, última modificação 29/03/2021 21h38

Foto: Agência CMA

Aconteceu na tarde desta segunda-feira uma reunião promovida pela Frente Parlamentar do Turismo da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) em conjunto com o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto e comerciantes que atuam na praia da Cinelândia. A pauta dos parlamentares tinha como principal objetivo dar continuidade aos encontros anteriores para propor soluções quanto a decisão da Justiça Federal sobre o comércio desta localidade.

A Frente Parlamentar é composta pelos vereadores Fabiano Oliveira (PP), Sargento Byron (Republicanos), Joaquim da Janelinha (PROS), Ricardo Vasconcelos (Rede), Vinícius Porto (PDT) e Sheyla Galba (Cidadania). Além destes, Anderson de Tuca (PDT) também marcou presença e deu sua contribuição à reunião.

As reuniões que foram idealizadas pelo presidente da Frente Parlamentar, Fabiano Oliveira, demonstrou satisfação diante do diálogo entre os envolvidos. “Principalmente neste momento crítico de pandemia e desemprego em alta no país inteiro, fico muito feliz pela sensibilidade de construção destes encontros. Esse é o caminho para que possamos solucionar da melhor forma”, destacou.

O parlamentar Anderson de Tuca também disse que a questão do comércio nesta pandemia é de total importância haver diálogo entre as classes. “A democracia serve para isto, é gratificante quando percebemos a participação do poder público em conjunto aos comerciantes para que todos possam se posicionar de forma respeitosa e levantamentos cruciais sejam abordados”, ressaltou.

O presidente da Emsurb, Luiz Roberto, pontuou que a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e a Emsurb não tem como intuito impedir o comércio destes trabalhadores, mas sim que as estruturas sejam móveis. “Desde que assumimos a gestão havia a possibilidade de uma padronização no comercio na praia conforme a legislação e nós não iremos recuar na retirada dos equipamentos. Pode ser que os equipamentos móveis sejam montados na manhã e retirados à tarde. A prefeitura está aberta à negociação neste sentido”, esclareceu.

A empresária Tatah Santana utilizou a oportunidade para perguntar à Emsurb como serão estas estruturas móveis e o que será permitido ou não diante deste novo formato. “Na praia alguns móveis são bem complicados de locomoção e até mesmo para se trabalhar, então será bom deixar claro”, indagou.

Outra comerciante presente foi a Mariana Henrique, onde enfatizou que Aracaju tem uma enorme faixa de areia até o mar, dificultando assim a passagem da estrutura e mercadorias. “Infelizmente essa é realidade da grande maioria que não tem transporte ou carrocinha para locomoção destes móveis”, salientou.

Para finalizar, Fabiano agendou que nesta quarta-feira, 31, às 09h, acontecerá mais uma reunião entre os vereadores, a Emsurb e os comerciantes da praia da Cinelândia na Orla de Atalaia, para que juntos possam reforçar o diálogo entre estes e buscar soluções. Este encontro será presencial.