Linda se solidariza com moradores/as da Ocupação do Centro Administrativo

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 29/03/2021 15h35, última modificação 30/03/2021 07h48
Linda se solidariza com moradores/as da Ocupação do Centro Administrativo

Foto: Assessoria de Imprensa

No último sábado, 27, a comunidade da Ocupação do Centro Administrativo sofreu uma grave violência. Um morador da Ocupação passou por uma truculenta abordagem da Polícia Militar, o morador foi apontado como ladrão no momento em que estava indo ao caixa eletrônico de bicicleta. A vereadora Linda Brasil (PSOL) esteve presente no local, e se solidarizou com a população, se colocando à disposição para apoiar os moradores/as.

Foram feitas abordagens em moradores e moradoras, que vieram a sofrer agressões físicas, e psicológicas devido aos disparos feitos pelo policial. Além disso, um dos moradores, foi acusado de roubo de uma bicicleta, operário da construção civil, morador antigo do bairro Capucho, reconhecido por toda a comunidade como uma liderança popular da Ocupação Centro Administrativo. Não há motivos que justifiquem essa abordagem de um policial sem identificação que agrediu e ameaçou depois de constatar que se tratava da pessoa errada.

“É muito grave que ocorreu na Ocupação do Centro Administrativo. No último sábado, a Polícia Militar agrediu homens e mulheres, entre as quais existia uma gestante. Em uma abordagem truculenta em que moradoras/es presenciaram cenas de violência psicológica-física e foram vítimas de tiros que atentaram contra suas vidas.”, declarou.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o qual a parlamentar integra, está acompanhando de perto a situação, e juntamente com a mandata realizando as denúncias necessárias a este grave episódio.

Linda coloca que a violência contra a população pobre e em sua maioria negra, que luta pelo direito à moradia, ainda reflete o aprofundamento do racismo estrutural e institucional, que continua a criminalizar e exterminar a população negra e pobre desse país. “Reforço minha solidariedade a todas as pessoas da comunidade, e estou junta para somar nesse enfrentamento e levarmos estas denúncias aos órgãos de segurança pública e demais instituições de direitos”, enfatizou.