Combate ao desperdícios de alimentos é tema de Projeto de Lei de Seu Marcos

por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/02/2018 15h55, última modificação 01/03/2018 00h36
Combate ao desperdícios de alimentos é tema de Projeto de Lei de Seu Marcos

Foto: Gilton Rosas

O Brasil está entre os dez principais países que mais desperdiçam alimentos no mundo. Anualmente, 41 toneladas de alimentos, que poderiam alimentar milhares de brasileiros, são jogados fora. Pensando nesta realidade, o vereador Seu Marcos (PHS) apresentou à Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o Projeto de Lei 302/2017.

A propositura visa combater a fome através do reaproveitamento de alimentos considerados impróprios para a venda, mas não para o consumo humano. “A nossa ideia é a segurança alimentar dos cidadãos aracajuanos de baixa renda, que muitas vezes não tem nem uma refeição no dia. Através de parcerias com os estabelecimentos e empresas privadas que jogam fora, muitas vezes, produtos que podem ser consumidos normalmente podemos reverter esta realidade ”, justificou o vereador.

O Projeto prevê ainda formas de incentivar as empresas a aderirem a ideia. “Supermercados, mercadinhos, panificadoras e até os próprios feirantes que manuseiem algum tipo de alimento perecível, que por questão de estética ou padrões de mercado não pode ser comercializado , mas que esta dentro das propriedades nutricionais, na validade, pode doar. Estamos sugerindo uma rede solidária com cadastro, tanto Para os doadores quanto para os beneficiados", destacou.

Caso o projeto, que já está em tramitação na Casa e que já foi aprovado em primeira discussão, vire lei, vai contribuir com a diminuição da fome em nossa capital. “ A alimentação é a base de vida de todos os seres humanos. O desperdício é uma preocupação mundial e já existe no Brasil algumas ONGs que fazem este trabalho de forma voluntária. Queremos apenas fortalecer este movimento”, enfatizou.