Iran destaca vitória dos trabalhadores na luta contra a privatização da Deso

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/02/2018 16h45, última modificação 01/03/2018 00h36
Iran destaca vitória dos trabalhadores na luta contra a privatização da Deso

Foto: Gilton Rosas

O Vereador Iran Barbosa (PT) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 28, para destacar a vitória do povo de Sergipe diante da decisão, tomada pelo Governo do Estado, de retirar a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) do Programa de Desestatização do Governo Federal, via Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O governador Jackson Barreto assinou, na última segunda-feira (26), documento, endereçado à Superintendência de Desestatização do banco, rescindindo o contrato para os estudos de viabilidade técnica e econômica com vistas a uma possível privatização da estatal de saneamento sergipana. “Em tempos tão difíceis e obscuros como os que vivemos, tem sido cada vez mais difícil comemorar uma vitória dos trabalhadores; mas agora podemos comemorar, primeiramente, a derrota do governo golpista de Temer, na semana passada, que teve que recuar da ideia de aprovar seu projeto de reforma da Previdência; e, esta semana, mais uma vitória da mobilização popular e dos trabalhadores de Sergipe, diante da desistência do Governo do Estado de avançar no processo de privatização da Deso”, destacou o parlamentar.

Iran aproveitou para parabenizar o Sindicato dos Trabalhadores em Água e Esgotos de Sergipe (Sindisan) pela mobilização que conseguiu fazer, na sociedade sergipana, em torno do tema “privatização da água e da Deso”, cumprindo uma jornada de entrevistas na imprensa e visitas a mais de 60 câmaras municipais, esclarecendo parlamentares e a população sobre os riscos de desestatizar a Companhia de Saneamento de Sergipe. “Inclusive, através do mandato que represento, em diálogo com o sindicato, o Sindisan esteve aqui nesta Casa, esclarecendo os perigos de se levar para o âmbito do mercado o que deve ser mantido no âmbito do direito, que é o direito de acesso à água e a uma vida saudável. Quero aqui manifestar toda a minha felicidade em ver que, pelo menos neste momento, o governo federal recuou lá e o estadual recuou aqui”, externou Iran. “Mas enalteço que ambos os recuos foram fruto da resistência popular. Foi graças ao povo e aos trabalhadores nas ruas, fazendo atos e manifestando a sua divergência e discordância”, afirmou.

Ações contra a privatização

O parlamentar petista aproveitou para destacar ações do seu mandato que contribuíram com a luta contrária à privatização da Deso. Iran lembrou que, ainda no início do ano de 2017, esteve na sede do Sindisan para dialogar com a direção do sindicato já para discutir estratégias para barrar o plano de privatização da Companhia. E como consequência desse diálogo, o parlamentar buscou o apoio do Arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa, à causa e, junto com o mandato da deputada estadual Ana Lúcia (PT), realizou, no dia16 de fevereiro de 2017, na Assembleia Legislativa de Sergipe, a maior Audiência Pública da história daquela casa, reunindo centenas de trabalhadores da Deso e representantes dos movimentos social, sindical, de juventude e religiosos.

Iran também propôs e teve aprovado o Projeto de Resolução nº 5/2017, criando a Frente Parlamentar Contra a Privatização da Deso, na Câmara Municipal de Aracaju. Já no dia 21 de março, numa ação articulada com o Sindisan, o presidente do sindicato, Sérgio Passos, esteve no Legislativo da Capital para debater o tema “Deso como Companhia Pública: garantia aos sergipanos do direito humano de acesso à água”.

“Também participei dos vários atos promovidos pelo sindicato contra a privatização da Deso, assim como do seminário sobre a universalização do acesso à água e ao saneamento, realizado na Assembleia Legislativa. Então, cumprimos com as tarefas que nos comprometemos junto ao sindicato e aos trabalhadores da Deso, defendendo a Companhia como patrimônio do povo sergipano. Agora, cumpre-nos continuar lutando pela Deso para qualificarmos, cada vez mais, o trabalho que realiza. Não podemos aceitar que ela seja sucateada, dificultando que os seus serviços sejam prestados com a qualidade que a população merece”, registrou Iran Barbosa.