CMA vai elaborar manual de redação e estilo

por Wellington Nogueira Amarante publicado 07/08/2023 12h40, última modificação 07/08/2023 12h58
A ideia é que nos próximos 15 dias uma primeira versão do documento seja apresentada à Superintendência.
CMA vai elaborar manual de redação e estilo

Foto: Gilton Andrade

A Câmara de Vereadores de Aracaju (CMA) vai elaborar um manual para padronizar a construção e correção de textos dentro do ambiente legislativo. A iniciativa contará com a colaboração dos dez redatores que compõem o quadro de servidores do órgão.

Para discutir a criação desse documento, foi realizada uma reunião na manhã desta segunda-feira, 7, entre o superintendente executivo da CMA, Ardilles Ferreira, e o corpo de redatores. A ideia, segundo ele, é orientar o trabalho a ser desempenhado por esses profissionais, organizando processos e uniformizando a linguagem utilizada.

“Diariamente são produzidos diversos tipos de documentos e comunicações oficiais dentro da Câmara e todos esses materiais precisam ser analisados pelos revisores. O manual surge para otimizar esse trabalho, trazendo mais segurança para quem executa a tarefa”, explica Ardilles.

Os redatores da Câmara têm a função de assessorar atividades de comunicação escrita interna e externa, auxiliar as Comissões e a Presidência na elaboração dos documentos escritos, além de desempenhar outras atividades compatíveis com a natureza de suas funções.

A ideia é que nos próximos quinze dias uma primeira versão do documento seja apresentada à Superintendência.

“Isso vai facilitar o nosso trabalho e melhorar a dinâmica do processo de correção de textos. Um outro ponto importante é que, com o manual, qualquer pessoa que passe a exercer essa atividade na Câmara poderá conhecer as diretrizes que são aqui adotadas, o que torna mais fácil a vida de quem está chegando”, ressalta Salvelina Moraes, revisora do Setor de Debates.