CMA participa de solenidade de entrega do prêmio TJSE de Jornalismo

por Agência Câmara Aracaju — publicado 27/01/2023 12h50, última modificação 27/01/2023 12h50
CMA participa de solenidade de entrega do prêmio TJSE de Jornalismo

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta sexta-feira, 27, o vereador Eduardo Lima (Republicanos), 1º Secretário da Mesa Diretoria da CMA, participou da solenidade de entrega do 2º Prêmio do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE) de Jornalismo, no auditório do Palácio da Justiça Tobias Barreto. A edição teve como tema “O Direito do Cidadão e a Democracia” e distribuiu R$ 51.000,00 para o primeiro, segundo e terceiro colocados de cada categoria.

Na ocasião, foram premiados os vencedores das categorias Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo, Fotojornalismo, Webjornalismo e Acadêmico. Também foi distribuído um livro com o resumo da 1ª edição do Prêmio, realizado em janeiro de 2022. “Ano passado foi um sucesso absoluto o Prêmio. Nada mais justo que, nós da imprensa, continuarmos unidos ao Poder Judiciário para que possamos impulsionar esse acesso à informação de qualidade sobre os atos do TJ, mas também sobre o fortalecimento da nossa democracia”, declarou Milton Alves Júnior, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Sergipe (SINDIJOR/SE).

Os trabalhos inscritos enfocaram as atividades do Poder Judiciário de Sergipe em pelo menos uma das áreas em defesa da democracia: acesso do cidadão quanto à defesa da democracia; defesa dos Direitos Humanos e a liberdade de expressão; combate ao desvio de recursos públicos e à corrupção; garantia da transparência de dados e informações de interesse público; defesa do Direito Eleitoral e relação da Justiça quanto a garantia à democracia e liberdade de expressão.

O vereador Eduardo Lima (Republicanos) parabenizou o TJSE pela iniciativa. “É muito importante ver o Poder Judiciário fortalecer a Democracia por meio da Comunicação. A Imprensa livre traz informações de qualidade, abre a visão e o entendimento das pessoas. Reconhecer a profissão de jornalista, reconhecer a comunicação ofertada por esse profissional é muito importante. A imprensa livre é Democracia”, assinalou o 1º Secretário da Mesa Diretora da CMA.

Para o presidente do TJSE, Desembargador Edson Ulisses de Melo, o Prêmio TJSE de Jornalismo “é de grande importância não só para o Tribunal como também para toda a mídia. O Poder Judiciário tem consciência da importância da mídia nesse relacionamento, nessa prestação de contas. Nós acreditamos que o Judiciário só existe num Sistema Republicano, num sistema democrático com a valorização da mídia. Daí porque a nossa preocupação de criar o Prêmio de Jornalismo. Não existe Estado Democrático de Direito sem uma mídia independente”, destacou.

De acordo com o chefe da Divisão de Jornalismo do TJSE e gestor do Projeto do Prêmio, Maurício Meneses, a segunda edição contou com cerca de 800 matérias inscritas em todas as categorias. Dentre elas, Radiojornalismo e Webjornalismo receberam o maior número de inscritos, enquanto que, em relação à edição anterior, Jornalismo Impresso e Fotojornalismo foram as categorias que mais cresceram em quantidade de matérias.