"Carro fumacê traz grandes consequências para a saúde e não mata o mosquito da dengue", diz Vereador Isac

por Bruna Cury, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 16/08/2019 10h30, última modificação 16/08/2019 10h30
"Carro fumacê traz grandes consequências para a saúde e não mata o mosquito da dengue", diz Vereador Isac

Foto: César de Oliveira

O pedido para que a população não insistia com o retorno do carro fumacê foi feito pelo vereador Isac Silveira (PCdoB), durante o discurso no Pequeno Expediente, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

O parlamentar, que vem acompanhando o trabalho dos agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde, chamou atenção para uma atitude mais contundente dos poderes públicos com acesso à informação e de conscientização da população.

"Durante um dos trabalhos que estive presente, uma senhora abriu a porta da casa para mostrar que ali não tinha nada, mas, quando o agente, muito bem qualificado, puxou a caixa que fica na parte de trás da geladeira encontrou o foco do mosquito transmissor. O recipiente estava cheio de água e larvas", relatou o vereador.

Isac disse também que as propagandas do Governo Federal têm deixado a desejar no quesito informação e que, no Brasil, doenças medievais estão retornando, a exemplo do sarampo e agora com epidemia de dengue. "Os governos federal, estadual e municipal parecem não encontrar uma solução para algo, que aparentemente, é simples de resolver. A dengue não escolhe cor, raça nem classe social. Será que é preciso morrer alguém como um ator, autoridade para que a comoção seja maior? Tem gente morrendo na capital e no interior".

Isac também ou a população para os inúmeros pedidos que tem recebido sobre o carro fumacê. "O inseticida que tem ali não mata o mosquito, pelo contrário deixa-o ainda mais resistentes, além de causar problemas neurológicos na população, e isso é cientificamente comprovado. Isso não é solução, e ainda causa graves consequências para a saúde humana”, ou o vereador.

Dados da dengue

De acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde, o número oficial de vítimas da doença no estado é de 11 mortes. Cinco crianças, um adolescente e quatro adultos já morreram com o mesmo diagnóstico em Sergipe desde o início do ano. Os casos foram registrados nas cidades de Aracaju, Monte Alegre, Feira Nova, Neópolis, Nossa Senhora das Dores e Nossa Senhora de Lourdes.

Até a última sexta-feira foram confirmados 2.316 casos de dengue em Sergipe e registradas 6.414 notificações da doença.